ADMINISTERED SOCIETY, MODERN INDIVIDUAL AND EDUCATION: AN ANALISIS FROM ZYGMUNT BAUMAN

Authors

  • Rafael Bianchi Silva
  • Alonso Bezerra de Carvalho

Keywords:

Modernidade, Educação, Zygmunt Bauman

Abstract

O objetivo deste trabalho é debater o nascimento do indivíduo moderno e o contexto da chamada “sociedade administrada” a partir dos estudos realizados pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. A partir desses dois pontos, discute-se a relação com a instituição escolar, enquanto um dos dispositivos que coloca em funcionamento a administração da vida. Por fim, discorre-se sobre a problemática da liberdade, concebendo-a a partir de um discurso contraditório que, ao mesmo tempo em que toma o indivíduo como ser livre de determinações, o insere em novas formas de controle, como por exemplo, práticas presentes na sociedade de consumo.

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Published

28-01-2016

How to Cite

SILVA, R. B.; CARVALHO, A. B. de. ADMINISTERED SOCIETY, MODERN INDIVIDUAL AND EDUCATION: AN ANALISIS FROM ZYGMUNT BAUMAN. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 2, p. e9084, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/9084. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

EDUCAÇÃO