Leitura de livro paradidático e a produção escrita de reportagens: perspectivas críticas na sala de aula

Autores

  • Ana Paula Quarantani
  • Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Reportagem, Leitura

Resumo

O tema desta pesquisa é o trabalho com desenvolvimento da leitura e produção escrita, especificamente a leitura de livro paradidático e produção de reportagens por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública municipal na Zona Leste da cidade de São Paulo. O objetivo geral da intervenção pedagógica foi a leitura de um livro paradidático e a transposição da história para a linguagem jornalística. Especificamente, buscou-se a compreensão do livro Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa e das características da linguagem literária e a transposição da história para o formato de reportagens, no estilo jornalístico para as revistas Caras, Mundo Estranho, Atrevidinha, Ana Maria e Viagem. O trabalho fundamentou-se no conceito bakhtiniano de gênero discursivo, particularmente os gêneros romance e reportagem, de leitura como produção de sentidos e de características do gênero. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com 54 estudantes, em duas etapas: primeiramente, leitura do livro paradidático, caracterização dos personagens e dos aspectos sócio-histórico-sociais; em seguida, caracterização do gênero reportagem de revista, estudo do estilo de cada uma das cinco revistas escolhidas em função do público-alvo, produção de reportagens para essas revistas. Como resultados, houve a produção de 30 reportagens para as revistas, com a participação dos alunos de forma efetiva.

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Publicado

21-11-2016

Como Citar

QUARANTANI, A. P.; LOPES ROSSI, M. A. G. Leitura de livro paradidático e a produção escrita de reportagens: perspectivas críticas na sala de aula. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e15423, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15423. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] REFLEXÃO LINGUÍSTICA A REBOQUE DA FALTA DE REFLEXÃO SOBRE A APLIC. TEÓRICA