Education for ethnic-racial relations in a public school from Itapetinga-BA

Authors

  • José Valdir Jesus de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Glaziane Santos da Paixão Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Nakson Willian Silva Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Supporting Agencies

Keywords:

Educação antirracista. Lei 10.639/03. Prática pedagógica

Abstract

In this research, the focus of analysis are the teachers perspectives, pedagogical coordinator and manager, in front of what determines the Law 10.639/ 03 and the pedagogical practices that they have done for the acknowledgment of this law at a public school in the Itapetinga city, located in the Southwest of Bahia. In this city, the endeavor to implement the law in question has been given through the creation of the subject African Indigenous Culture in the curriculum of elementary schools. However, as we saw, the implementation has been very difficult, from isolated people interest, such as the responsible teachers for Afro Indigenous subject, since it doesn't exist an effective policy aimed at training teachers, and other actions able to supply the construction of an anti-racist education.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do
Estado da Bahia. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos;
professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do Departamento de Ciências
Humanas, Educação e Linguagem, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em
Relações Étnicas e Contemporaneidade; pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão
em Educação e Estudos Transdisciplinares (NUGEET).

Glaziane Santos da Paixão Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; professora da rede
municipal de ensino de Itapetinga-BA.

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia; professora Titular da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em
Ciências Ambientais. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e
Estudos Transdisciplinares (NUGEET) e Grupo de Pesquisa Resiliência e Educação.

Nakson Willian Silva Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; mestrando em
Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; pesquisador do Núcleo de Pesquisa e
Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares (NUGEET).

References

ABRAMOWICZ, A.; OLIVEIRA, F. de; RODRIGUES, T. C.. A criança negra, uma criança negra. In: ABRAMOWICZ, A; GOMES, N. L. (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ABRAMOWICZ, A.; OLIVEIRA, F. de. A escola e a construção da identidade na diversidade. In: ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L. M. de A.; SILVÉRIO, V. R. (Orgs). Educação como prática da diferença. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006.

ARROYO, M. G. Introdução: Os coletivos diversos repolitizam a formação. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; LEÃO, G. (Orgs). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BENTO, M. A. A identidade Racial em Crianças Pequenas. In: BENTO, M. A. (org.) Educação infantil igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, São Paulo, CEERTE 2012.p. 99-114.

BENTO, M. A. S. Branquitude e branqueamento. In: BENTO, M. A. S.; CARONE, I. (Orgs.) Psicologia Social do Racismo - Estudos Sobre Branquitude e Branqueamento no Brasil. São Paulo: Vozes, 2009.

BRASIL. Ministério de Educação. Lei nº 9.394 Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF 1996.

_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. MEC/SECAD 2004.

CAPELO, M. R. C. Diversidade sociocultural na escola e a dialética da exclusão/inclusão. In: GUSMÃO, N. M. M (Org.). Diversidade, cultura e educação: Olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

CAVALLEIRO, E. Do Silêncio do lar, ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2014.

CAVALLEIRO, E. Educação Anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, E. (Org.) Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p.141-160.

FANON, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1968.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FAZZI, R. de C. O drama racial de crianças brasileiras: Socialização entre pares e preconceitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FRANKENBERG, R. A mirada de uma branquidade não-marcada. In: WARE, V. (Org.). Branquidade: Identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOMES, N. L. Educação cidadã, Etnia E Raça: O trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, E. (Org). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 83-96.

_____. Diversidade cultural, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica. In: ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L. M. de A.; SILVÉRIO, V. R. (Orgs). Educação como prática da diferença. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006.

_____. Escola e diversidade étnico-cultural: um diálogo possível. In: DAYRELL, Juarez (Org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

_____. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.

_____. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

_____. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educação e Sociedade Campinas, v. 33, n. 120, p. 727-744, jul.-set. 2012.

_____. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL, Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

_____. A contribuição dos negros para o pensamento educacional brasileiro. In: SILVA, P. B. G e; BARBOSA, L. M. de A. (Orgs). O pensamento negro em educação no Brasil: expressões do movimento negro. São Carlos: EFSCar, 1997.

_____. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, nº 23, 2003.

_____. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

_____. Diversidade étnico-racial e formação continuada de professores(as) da Educação Básica: desafios enfrentados pelo Programa Ações Afirmativas na UFMG. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; LEÃO, G. (Orgs). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

_____. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012b.

GOMES, N. L; SILVA, P. B. G. e. O Desafio da Diversidade. In: GOMES, N. L.; SILVA, P. B. G. (Orgs). Experiências étnicos – culturais para formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e antirracismo no Brasil. 3ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

GUIMARÃES, A. S. A. Preconceito racial: modos, temas e tempos. São Paulo: Cortez, 2008.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raça e democracia. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

GUSMÃO, N. M. M. de. Realidade e utopia: diversidade, diferença e educação. In: GOBBI, M. A; NASCIMENTO, M. L. B. P. (Orgs.). Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da formação docente. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2012.

GUSMÃO, N. M. M. Os desafios da diversidade na escola. In: GUSMÃO, N. M. M (Org.). Diversidade, cultura e educação: Olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

HASENBALG, Carlos. Entre o mito e os fatos: racismo e relações raciais no Brasil. In: MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura (Orgs.) Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz/CCBB, 2006.

LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: E.P.U. 2013.

MINAYO, M. C. de S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. In: BEAUCHAMP, Janete. PAGEL, Sandra Denise. NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica: 2007.

MUNANGA, K. Apresentação. In: MUNANGA, K. (Org). Superando a racismo na escola. 2 ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

NASCIMENTO, R. G. do. Educação escolar brasileira e diversidade étnica e cultural: contribuições do movimento negro e indígena para o debate. In: RONCA, A. C. C.; RAMOS, M. N. (Orgs). Da CONAE ao PNE (2011-2020): Contribuições do Conselho Nacional de Educação. São Paulo: Moderna, 2010.

OLIVEIRA, L. F. de. História da África e dos africanos na escola. Desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de história. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012.

PASSOS, J. C. dos. A educação para as relações étnico-raciais como política pública na Educação Infantil. In: VAZ, Alexandre F.; MOMM, C. M. (Orgs.) Educação infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.

ROMÃO, J. O educador, a educação e a construção de uma auto-estima positiva no educando negro. In: CAVALLEIRO, E. (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 161-178.

SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A.; MARQUES, L. P. Educação intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SCHWARCZ, L. M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SCHUCMAN, L. V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulista. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2012. (Tese de doutorado em Psicologia).

SILVA, A. C. da. A representação social do negro no livro didático: O que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.

SILVA, A. C. Movimento negro e ensino nas escolas: experiências da Bahia. In: SILVA, P. B. G. e; BARBOSA, L. M. de A. (orgs). O pensamento negro em educação no Brasil: expressões do movimento negro. São Carlos: UFSCar, 1997.

SILVA, M. A., Formação de Educadores/as Para o Combate ao Racismo: mais uma tarefa essencial. In: CAVALLEIRO, E. (Org). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p.65-82.

SILVA, P. B. G. e. Estudos afro-brasileiros: afriacanidades e cidadania. In: ABRAMOWICZ, A.; GOMES, N. L. (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TELLES, E. Racismo à brasileira: Uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumara/Funcação Ford, 2003.

Published

11-05-2017

How to Cite

JESUS DE SANTANA, J. V.; SANTOS DA PAIXÃO BRITO, G.; DE ANDRADE FERREIRA, M. de F.; SILVA OLIVEIRA, N. W. Education for ethnic-racial relations in a public school from Itapetinga-BA. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 1, p. e15761, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15761. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

EDUCAÇÃO