O professor no cinema: reflexões sobre a imagem do professor herói no filme O Triunfo
Palavras-chave:
Profissão professor, Discurso do herói, Imagem da docência.Resumo
O cenário da escola e os desafios da profissão professor estão presentes em narrativas fílmicas de vários gêneros, ilustrando que cabe ao professor o poder de transformar turmas difíceis e desacreditadas. A imagem da docência no cinema reflete um imaginário de professor comprometido e determinado a fazer a diferença na vida dos alunos. Para (DALTON, 1995; FABRIS, 1999; PADIAL, 2010) o apelo sensacionalista das produções hollywoodianas torna a figura do professor um simulacro do herói que tem a nobre missão de conduzir seus alunos ao caminho tortuoso do conhecimento. Este artigo analisa as imagens da docência na perspectiva do professor herói presente na narrativa fílmica The Ron Clark Story - O triunfo (2006). O professor herói precisa superar os obstáculos, enfrentar os desafios para o cumprimento da missão que envolve resiliência, sacrifício, determinação e perseverança.Downloads
Referências
AVILDSEN, John G. (dir.). Lean on me [Motion Picture]. United States: Warner Bros., 1989.
BALADELI, Ana P. D. Cinema e docência: representações da profissão professor em narrativas fílmicas. Anais do V Simpósio de Educação e XXVI Semana de Pedagogia, Unioeste, Cascavel, 2016.
BLECKNER, Jeff (dir.). Beyond the Blackboard [Motion Picture]. United States: Hallmark Hall of Fame Productions, 2011.
BOGDANOVICH, Peter. (dir.). To Sir, with love 2. United States: Columbia Picture, 1996.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução Adail U. Sobral. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
DALTON, Mary. The Hollywood curriculum: who is the ‘good’ teacher? Curriculum Studies, v.3, n.1, p.23-44, 1995. Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965975950030102> acesso em 28 abr. 2017.
DELAMARTER, Jeremy. Avoiding practice shock: using teacher movies to realign pre-service teachers’ expectations of teaching. Australian Journal of Teacher Education, v.40, issue 2, 2015. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=EJ1057896> acesso em 19 jan. 2017.
FABRIS, Eli T. H. Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1999.
GRAVELLE, Elizabeth L. Reality check. I am not Hilary Swank: how American teacher-centric commercial films tried and failed to teach me how to be a teacher. Texas Christian University, 2015.
HAINES, Randa. (dir.). The Ron Clark Story. [Motion Picture]. United States: Alberta Film Development Program, Johnson & Johnson, 2006.
MENENDEZ, Ramón. (dir.). Stand and Deliver [Motion Picture]. United States: Warner Bros., 1988.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia. Lisboa. Ed. Moraes, 1970.
PADIAL, Mônica N. O professor e sua figura no cinema: uma análise da docência e da educação escolar retratada em dois filmes hollywoodianos. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação: história, política e sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
TRIER, James D. The cinematic representation of the personal and Professional lives of teachers. Teacher Education Quartely. Summer, 2001. p.127-142. Disponível em:< https://www.jstor.org/stable/23478308> acesso em 03 dez. 2016.
TRIER, James D. Using popular “School Films” to engage student teachers in critical reflection. Annual Meeting of the American Educational Research Association - AERA. New Orleans, LA. April, 24-28, 2000. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED444993.pdf> acesso em 21 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.