A utilização de blocos educativos no ensino de planejamento e controle de produção

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Aprendizagem, blocos de montagem, ensino de engenharia, tecnologia.

Resumo

O presente artigo possui o objetivo de apresentar os resultados da aplicação de blocos de montagem em aulas da disciplina de Planejamento e Controle de Produção do curso de Engenharia de Produção e verificar se este recurso possibilita a dinamização das práticas em sala de aula e aprofunda os conceitos apresentados aos estudantes. Os alunos iniciam seus estudos com uma grande carga de conhecimentos tácitos e forte acesso a equipamentos tecnológicos, como telefones celulares, tablets, notebooks, que, normalmente são muito usados em sala de aula. O professor é desafiado a, de fronte de todos estes instrumentos, lecionar com criatividade, pois está concorrendo com estes, que normalmente são mais atrativos aos aprendizes. Este estudo foi realizado em duas classes da disciplina de Planejamento e Controle da Produção, do curso de Engenharia de Produção de uma IES pública no Oeste do Paraná. Para aplicar a pesquisa foi primeiramente apresentado o conteúdo de forma expositiva e aplicados exercícios de aprofundamento. A seguir, a classe foi dividida em dois grupos. Foi aplicada uma dinâmica para complementar o conteúdo estudado. Cada grupo iria atuar como o setor de produção de uma organização, distribuindo as funções para cada membro da equipe. Conclui-se que, a utilização de blocos de montagem em sala de aula tornou a disciplina mais atrativa aos estudantes e possibilitou ao professor interagir com mais intensidade com seus alunos.

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Biografia do Autor

Edson Hermenegildo Pereira Júnior

Graduado em Engenharia Elétrica com habilitação em Produção - UFSC, Mestre em Engenharia de Produção - UTFPR e Chefe do DAPRO – Departamento de Administração e Engenharia de Produção da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Medianeira.

Neron Alípio Cortês Berghauser

Graduado em Administração – Unioeste, mestre em Engenharia de Produçãio – UFSC, professor no DAPRO - Departamento de Administração e Engenharia de Produção da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Medianeira.

Edward Seabra Júnior

Graduado em Engenharia de Produção – UTFPR, Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura – Unioeste, professor substituto no DAPRO - Departamento de Administração e Engenharia de Produção da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Medianeira.

Cidmar Ortiz dos Santos

Graduação em Administração –FESP, Mestre em Engenharia de Produção –UTFPR, professor no DAPRO - Departamento de Administração e Engenharia de Produção da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Medianeira.

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

JÚNIOR, E. H. P.; BERGHAUSER, N. A. C.; JÚNIOR, E. S.; DOS SANTOS, C. O. A utilização de blocos educativos no ensino de planejamento e controle de produção. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, p. e17124, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/17124. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO