A utilização de blocos educativos no ensino de planejamento e controle de produção
Palavras-chave:
Aprendizagem, blocos de montagem, ensino de engenharia, tecnologia.Resumo
O presente artigo possui o objetivo de apresentar os resultados da aplicação de blocos de montagem em aulas da disciplina de Planejamento e Controle de Produção do curso de Engenharia de Produção e verificar se este recurso possibilita a dinamização das práticas em sala de aula e aprofunda os conceitos apresentados aos estudantes. Os alunos iniciam seus estudos com uma grande carga de conhecimentos tácitos e forte acesso a equipamentos tecnológicos, como telefones celulares, tablets, notebooks, que, normalmente são muito usados em sala de aula. O professor é desafiado a, de fronte de todos estes instrumentos, lecionar com criatividade, pois está concorrendo com estes, que normalmente são mais atrativos aos aprendizes. Este estudo foi realizado em duas classes da disciplina de Planejamento e Controle da Produção, do curso de Engenharia de Produção de uma IES pública no Oeste do Paraná. Para aplicar a pesquisa foi primeiramente apresentado o conteúdo de forma expositiva e aplicados exercícios de aprofundamento. A seguir, a classe foi dividida em dois grupos. Foi aplicada uma dinâmica para complementar o conteúdo estudado. Cada grupo iria atuar como o setor de produção de uma organização, distribuindo as funções para cada membro da equipe. Conclui-se que, a utilização de blocos de montagem em sala de aula tornou a disciplina mais atrativa aos estudantes e possibilitou ao professor interagir com mais intensidade com seus alunos.Downloads
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