Jane Austen no cinema de 1940: screwball comedy, tradução e manipulação

Autores

  • Ricelly Jáder Bezerra da Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE
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Palavras-chave:

Jane Austen. Filme. Tradução. Política.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a adaptação de Pride and Prejudice, cuja primeira publicação se deu em 1813, da escritora inglesa Jane Austen, para o filme homônimo, sob direção de Robert Z. Leonard, em exibido em 1940. Em sua obra, autora apresenta uma história de amor, mas com uma tessitura narrativa complexa que revela e provoca o questionamento de problemas sociopolíticos da Inglaterra Edwardiana. Tais questionamentos dialogam com assuntos contemporâneas, como valores associados à classe social e ao papel da mulher em sociedade. Entretanto, consideramos que ao ser adaptada para o cinema hollywoodiano dos anos de 1940, a narrativa fílmica reescreve e projeta outra imagem de Austen e, consequentemente, da Inglaterra. Assim, apagando a crítica da autora e reforçando um teor cômico e romântico. Desse modo, perguntamo-nos quais as estratégias utilizadas na adaptação e quais as consequências disso para a obra de Austen. Como base teórica principal, recorremos aos estudos de André Lefereve (2007) que concebe a tradução como uma reescritura e aos estudos de Patrick Cattrysse (1992), que entende a adaptação fílmica como um tipo de tradução. Além disso, também recorremos aos estudos de Wes D. Gehring (1983) a respeito do gênero fílmico screwball comedy. Os resultados confirmam nossa hipótese de que a narrativa fílmica reforça um teor romântico e cômico e, também, revelaram que o filme teve uma função politica em seu contexto de produção e de exibição.

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Biografia do Autor

Ricelly Jáder Bezerra da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrado Acadêmico em Letras, com área de concentração em Literatura Comparada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Graduação em Letras Língua Inglesa e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2011). Atualmente, é professor substituto do curso de Letras Língua Inglesa da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC/UECE. Atua nas áreas de ensino de Língua Inglesa, ensino de Literatura Inglesa e estudos de Tradução (com ênfase nas relações entre literatura e cinema).

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Publicado

26-09-2017

Como Citar

SILVA, R. J. B. da. Jane Austen no cinema de 1940: screwball comedy, tradução e manipulação. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 2, p. e17465, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/17465. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] CINEMA, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E OUTRAS TRAVESSIAS