Anti-racist reading and education: considering the gaps

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Keywords:

Textual analysis, Teaching, Meaningful reading.

Abstract

This article proposes to discuss the teaching of reading in an educational context that requires an anti-racist education. For this, it analyzes the legend of the raven and the turtle, considering to transpose a reading that favors only the narrative structure. As a theorical basis, using Eco (1986), Iser (1999) and Revaz (1987). From the accomplish study, it is perceived the teacher needs in qualifying reading, recognizing the semantic-pragmatic elements to discuss the gaps of the selected texts, mainly when they reproduce ethnic-racial stereotypes.

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Author Biographies

Roswithia Weber, Universidade Feevale

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado (2000) e doutorado (2006) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora titular na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), atuando no Curso de História e Turismo, bem como no Mestrado Profissional em Letras. Desenvolve pesquisas com ênfase em História Regional do Brasil, tematizando processos de construção de identidades locais; identidade étnica e relações interétnicas; literatura e etnicidade.

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras Português-Alemão pela UNISINOS (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (1998) e doutorado em Linguística e Letras pela PUC-RS (2004). É professora titular da Universidade Feevale, onde atua no Curso de Letras, bem como no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, no Mestrado Profissional em Letras e  no Mestrado de Indústria Criativa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Semiótica, Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, narrativa, leitura, cinema e ensino.

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Graduada em Letras- Português/Alemão (1993), Especialista em Linguística do Texto (1996) e Mestre em Ciências da Comunicação (1999) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Professora permanente do Mestrado Profissional em Letras e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, variação linguística e ensino.

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Published

11-12-2018

How to Cite

WEBER, R.; KUNZ, M. A.; LORENZ MARTINS, R. Anti-racist reading and education: considering the gaps. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 3, p. e20757, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/20757. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

LINGUAGEM