Perspectivas teóricas e práticas acerca dos estudos de gênero, sexo e sexualidade
Palavras-chave:
Gênero, Sexo, Sexualidade, Pedagogia, OficinaResumo
Este texto resulta das reflexões sobre as experiências vivenciadas entre sujeitos em uma oficina sobre gênero, sexo e sexualidade realizada com estudantes da pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. Objetiva-se demonstrar através das vivências e experiências mediadas na oficina as perspectivas acerca das temáticas de gênero, sexo e sexualidade, e de como podemos desenvolver uma reflexão crítica que envolva diferentes concepções de mundo, de sujeito e de educação. Utiliza-se como referenciais: Bourdieu (1999), Louro (1997, 2003, 2007 e 2010), Scott (1994 e 1995), entre outros/as. Trata-se de um relato de experiência, contextualizado a partir de bases teóricas e descrição da prática pedagógica. A metodologia adotada respaldou-se na pedagogia cultural e no Método Didático da Prática Social (SAVIANI, 2003). Divide-se o artigo em sete partes iniciando pela introdução e na sequência organiza-se o relato em cada parte de ação. Busca-se debater por meio de dinâmicas e exposição teórica as concepções de gênero, sexo e sexualidade no contexto social, cultural e político contemporâneo, compreendendo como os mesmos contribuem para analisarmos as questões do corpo, da sexualidade, da identidade de gênero e de orientação sexual na prática escolar, questões que reconhecemos serem necessárias para a formação inicial e continuada de docente. Verifica-se que a concepção de experiência foi utilizada como categoria fundamental para a construção de um espaço de interações dialógicas de ensino e aprendizagem.
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