Artistas paranaenses e seus processos de formação de espectadores

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Recepção teatral, Mediação teatral, Formação de espectadores.

Resumo

Este estudo analisa a formação de espectadores teatrais a partir de ações realizadas pelos próprios artistas da cena teatral contemporânea paranaense, das cidades de Curitiba e Araucária. Alguns dos temas abordados nesta investigação correspondem à recepção teatral, à mediação teatral, à formação de espectadores, à formação de público; ao acesso físico e linguístico ao teatro, ao espaço cultural e à ação cultural. Em relação a esses temas, autores como Maria Lúcia Pupo, Flávio Desgranges, Teixeira Coelho, Biange Cabral e Robson Rosseto são abordados. Neste artigo, também são analisados dados estatísticos, os quais evidenciam o desconhecimento de mais da metade da população brasileira em relação à arte teatral. Para tanto, algumas pesquisas e dados apresentados procedem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação do Comércio (Fecomércio). Por meio de entrevistas, realizadas durante a pesquisa de campo com o artista Gláucio Karas e o artista Hélio de Aquino, representante do grupo Comparsaria Cênica, foram reconhecidas as ações empreendidas por eles frente a indivíduos que nunca foram ao teatro, ou frequentam pouco o ambiente cênico. A partir disso, foi identificado o trabalho de formação de espectadores realizado por eles, como debates ao final de espetáculos e o barateamento de ingressos de peça teatrais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Dobginski de Moraes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Graduada no curso de Licenciatura em Teatro e no curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná.

Roberta Cristina Ninin, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Doutoranda em Artes Cênicas pela ECA/USP, Mestre em Artes/Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP e docente da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. É orientadora dessa pesquisa, a partir da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

DE MORAES, S. D.; NININ, R. C. Artistas paranaenses e seus processos de formação de espectadores. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e22126, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22126. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA