Transformações na educação - novas tecnologias, audiovisual e o mito do nativo digital

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Nativos digitais, audiovisual, educação, acesso.

Resumo

Neste artigo discutimos meios audiovisuais, novas tecnologias de informação e comunicação que trazem para a escola a urgência da transformação de seus métodos. Tratamos do uso frequente dos termos nativo e imigrante digital, cunhados pelo norte americano Mark Prensky como elementos que contrapõe alunos e professores. Apontamos para a necessidade de um amplo debate, sobre como a escola deve buscar mecanismos para se utilizar dos novos meios. Os quais estão presentes na sociedade, mas incipientes nos processos de aprendizagem e da transformação do papel do professor como detentor do saber e na sua relação com o aluno, que traz para a escola muita informação, mas pouca reflexão. Refletimos sobre como essas mudanças podem contribuir para a consolidação da crítica para além da divisão colocada pelo senso comum de que de um lado estão atores “iluminados” pelas novas tecnologias, os chamados nativos digitais e de outro “dinossauros”, os imigrantes digitais, distantes das transformações tecnológicas. O que representa no nosso entendimento falsa dicotomia que pode ser rompida através da formação continuada de professores e pelo seu acesso aos novos meios. Para nos contrapormos a Prensky temos como referência, entre outros Kirschner (Holanda) e Bruyckere (Bélgica). E como referência teórica para a discussão da sociedade contemporânea, Hall e Bauman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Straube Stecz, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.Professpra do Programa de  Pós Graduação em Artes e do Curso de Cinema e Audiovisual da Unespar/Campus II/FAP
Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO. Secretaria Nacional do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

STECZ, S. S. Transformações na educação - novas tecnologias, audiovisual e o mito do nativo digital. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e22129, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22129. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA