Literatura, imagem e intermidialidade em Catálogo de perdas (2017), de João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro Carrascoza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27778
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, Intermidialidade, Catálogo de perdas.

Resumo

No presente trabalho discuto o conto-depoimento “ancinho” e a imagem que corresponde a um suplemento, ambos integrando a obra Catálogo de perdas (2017), de João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro Carrascoza, a partir de alguns operadores dos estudos de intermidialidade (HUTCHEON, 2013; GUADREAULT; MARION, 2012; RAJEWSKY, 2012).  Apresento uma descrição sumária da composição da imagem, a partir de alguns conceitos da fotografia (ERHLICH, 1986; SANTAELLA; NÖTH, 2001; BERGER, 2017), bem como dos elementos narratológicos do conto (Genette, 2017; Franco Junior, 2009), a fim de evidenciar aspectos da transposição criativa e interpretativa. Considerando um elemento paratextual/epitextual (GENETTE, 2009), presente ao final da obra, que opera como uma espécie de legenda (CARRASCOZA, 2017) é possível aventar a hipótese de que o material de expressão da adaptação – as diferentes mídias -, corresponda a uma ordem midiática de diferentes modos de engajamento – contar, mostrar e interagir (HUTCHEON, 2013) e seus efeitos de sentido, como a memória e os afetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Adriano da Silva, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor assistente no curso de Letras - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Referências

AGUIAR E SILVA, Victor. Manuel de. Teoria da literatura. 8.ed. Coimbra: Almedina, 1988.

AGUILLAR, Gonzalo. Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 47-69.

AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Tradução: Estela dos Santos Abreu; Claudio C. Santoro. Campinas: Papirus, 2012.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução: Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BERGER, John. Para entender uma fotografia. Tradução: Geoff Dryer. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

CARRASCOZA, João Anzanello. Catálogo de perdas. São Paulo: SESI-SP Editora, 2017.

CARRASCOZA, João Anzanello. Catálogo de perdas, de João e Juliana Carrascoza. Entrevista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6ku7QNZ3SfQ. Acesso em: 22 jun. 2021.

CASTAGNINO, Raúl. Cuento-artefacto y artificios del cuento. Buenos Aires, Editorial Nova, 1977.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução: Cleonice Paes Barreto Mourão; Consuelo Fortes Santiago. 2.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução: Marina Appenzellier. Campinas, SP: Papirus, 1993.

EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Tradução: Denise Bottmann. 1.ed. Porto Alegre: L&PM, 2019.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. Tradução: Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2012.

EHRLICH, Richard. Dicionário de fotografia. Tradução: Manuel Ruas. 1. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.

FRANCO JUNIOR, Arnaldo. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2009. p. 33-58.

GAUDREAULT, André; MARION, Philippe. Transescritura e midiática narrativa. Tradução: Brunilda T. Reichmann; Anna Stegh Camati. In: DINIZ. T. F. M. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 107-128.

GENETTE, Gerard. Figuras III. Tradução: Ana Alencar. 1.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

GENETTE, Gerard. Paratextos editoriais. Tradução: Álvaro Falerios. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.

HANSEN, João Adolfo. Categorias epidíticas da ekphrasis. Revista USP, n.71, p. 85-105, 2006.

HOHFELDT, Antonio. Conto brasileiro contemporâneo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988; Horizonte: Editora UFMG, 2012.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução: André Cechinel. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

JOUVE, Vicent. A leitura. Tradução: Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

LAROUSSE. Grand diccionário usual de la Lengua Espanhola. São Paulo: Larousse do Brasil, 2006.

LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. Tradução: Márcia Arbex. In: DINIZ, T. F. N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 47-70.

PRÄKEL, David. Fundamentos da Fotografia Criativa. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação. In: DINIZ, T. F. N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-46.

RODOLPHO, Melina. Écfrase e evidência nas letras latinas: doutrina e práxis. São Paulo: Humanitas, 2012.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Windfried. A fotografia entre a morte e a eternidade. In: SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Windfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2001. p. 107-114.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Tradução: José Laurênio de Melo. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

SILVA, S. A. da. Literatura, imagem e intermidialidade em Catálogo de perdas (2017), de João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro Carrascoza. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 2, p. e27778, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i2.27778. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27778. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] LITERATURA, CINEMA E INTERMIDIALIDADE: TEXTOS, CONTEXTOS E IMAGENS