O HIPERTEXTO VISTO DE MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Hipertexto, Suporte impresso e eletrônico, Leitura.Resumo
Neste artigo buscamos resumir e integrar os vários estudos teóricos e reflexões
filosóficas existentes sobre o conceito de hipertexto, de modo a contribuir para a
construção de um panorama abrangente sobre a questão hipertextual e incitar novas
reflexões sobre este tema. Partimos da ampliação do conceito de hipertexto, visto que
constitui uma estrutura possível em qualquer suporte, mas melhor realizada quando os
textos estão digitalizados e disponíveis em redes de computadores. Como sugere LEMOS
(1996), todo texto escrito é um hipertexto, uma vez que a leitura é feita de interconexões à
memória do leitor, às referências textuais e aos índices que remetem o leitor para fora da
linearidade do texto. Em um segundo momento, apresentamos reflexões filosóficas de
DELEUZE & GUATTARI (2000) sobre o conceito de rizoma, já que serviram de base
para as considerações de LÉVY (1993/1996/2000) sobre a caracterização e funcionamento
hipertextual. Além disso, diferenciamos o hipertexto impresso e o digital e, por último,
discutimos as associações existentes entre o hipertexto e os processos cognitivos de leitura.
Se por um lado, cabe ao autor propor articulações possíveis entre textos através da inserção
de links restringindo o que é disponibilizado para leitura, por outro lado, compete ao leitorescolher a seqüência do que vai ler ao selecionar determinados links e não outros. Nestesentido,
“parece existir um limite sobre o que é disponibilizado para leitura, mas não comose dará tal leitura” (CAVALCANTE, 2004 p. 169).
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