NAS ENTRELINHAS: LENDO CRITICAMENTE UM TEXTBOOK
Palavras-chave:
Língua Estrangeira, Textbook, Leitura CríticaResumo
Na sociedade pós-moderna, informação e comunicação têm sido os agentes preponderantes para a mudança de paradigmas sociais. rapidez e fluidez de idéias e conhecimentos ditam os moldes que a sociedade tem assumido na era digital. Falar inglês tornou-se imprescindível para aqueles que desejam o conhecimento, entendido como uma forma de poder agir na sociedade. A escola, em meio a tantas mudanças, tem repensado sua concepção de educação e de conhecimento. Mais especificamente no ensino da língua inglesa, o que se tem buscado fazer é formar um aluno cuja competência comunicativa lhe proporcione a possibilidade de comunicar-se, abrangendo as quatro habilidades, quais sejam, ler, escrever, ouvir e falar. Entendemos que ler e interpretar o mundo à sua volta tem relação direta com a construção de sentido, compreendido como uma complexa rede de representações acerca da realidade. Daí a importância de se formar um aluno que, além de ser capaz de produzir e entender enunciados da língua inglesa, seja capaz, principalmente, de participar ativamente da construção, avaliação e negociações de concepções de mundo por meio de sua interação crítica com o texto. No cefet, temos pretendido desenvolver, no ensino médio, um trabalho que instigue o espírito crítico do aluno, auxiliando-o em suas buscas e orientando-o na interpretação dos resultados.
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