A QUESTÃO ENTRE DISCURSO E TRABALHO
Palavras-chave:
gênero, atividade, trabalho do professor.Resumo
O presente artigo se constitui como produto de uma investigação que toma a função sociológica do trabalho dos professores como objeto entendido como conceito das mudanças promovidas pela reforma do sistema de formação de professores no Brasil. O artigo dedica-se a compreensão de como as políticas docentes procuram se imprimir nos processos de trabalho. Como tal situa-se no conjunto das reflexões voltadas para preocupações com as condições sociais de existência humana diante aos rumos do desenvolvimento brasileiro. De um modo mais específico, essa investigação está alocada no referencial teórico-metodológico da dialética para designar a conclusão de uma posição epistemológica sobre as condições do desenvolvimento humano, atrela-se ao campo dos estudos do trabalho sobre formação de professores. Assim, a pesquisa com o trabalho do professor tem por objetivo analisar as diferenças e as razões dessas diferenças na atuação desse profissional. Além disso, como conclusão, é importante salientar que os resultados mostram, nas entrevistas realizadas, a necessidade de compreensão das noções de gênero apresentadas por Bakhtin (1997) e de atividade de Clot (2007) e Machado (2007), quanto ao desenvolvimento de uma metodologia de análise do trabalho do professor.
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