ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: ELABORAÇÕES DE IDENTIFICAÇÕES E DIFERENÇAS CULTURAIS DOS MIGRANTES QUIXADANESES SOBRE SÃO PAULO DE FINS DO SÉCULO XX.

Autores

  • Barbosa Barros
Agências de fomento
Mestrado Acadêmico de História- Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

Palavras-chave:

Identificação Cultural, História Oral, migração.

Resumo

Visamos através das representações do cotidiano dos migrantes quixadaenses sobre São Paulo compreender os possíveis significados de identificações e diferenças que nos são apresentadas por depoimentos orais. De fato, lidamos com sujeitos que relembram diretamente de sua terra natal, Quixadá-Ce, um tempo de migração, e São Paulo do final do século XX. Perante esse cenário de recordações, quais mundos e tempos podem se revelar e desvelar? Usamos para fazer nosso trabalho, a História Oral enquanto metodologia, porém, o que essa operação histórica pode revelar de desconhecido de um evento comumente percebido? Acreditamos que trazer à tona histórias de vidas, histórias sentidas por esses migrantes quixadaenses, principalmente com o advento da História Cultural, contribuirá para entendermos sentimentos, valores e momentos ainda encobertos em nossa contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-10-2011

Como Citar

BARROS, B. ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: ELABORAÇÕES DE IDENTIFICAÇÕES E DIFERENÇAS CULTURAIS DOS MIGRANTES QUIXADANESES SOBRE SÃO PAULO DE FINS DO SÉCULO XX. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 2, p. e4686, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4686. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] CRÍTICA E MODERNIDADE