O CURRÍCULO DISCIPLINAR NAS DCES/PR: UMA PROPOSTA ARRAIGADA NO PROJETO MODERNO E NEOLIBERAL
Palavras-chave:
currículo, biopolítica, sociedade de controle, neoliberalismoResumo
Neste texto, pretende-se refletir sobre a educação a partir do conceito de biopolítica de Michel Foucault e Sociedade de Controle de Gilles Deleuze. No modelo de sociedade vigente, a educação funciona como um “dispositivo de segurança” que permite o controle do indivíduo fazendo deste um “capital humano” para a sociedade capitalista. A educação, nesta governamentalidade neoliberal, passa a ser valorizada e investida pelo individuo, pelas empresas e pelo Estado, com vista a melhorar este capital humano. Editada em 2008 e lançada publicamente em 03/12/2009, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCEs) tem sido referência nacional pela sua iniciativa em construir um currículo juntamente com o coletivo dos professores. As DCEs adotam o currículo disciplinar como forma de organização do conhecimento científico historicamente produzido. Sua efetivação marca deste modo uma gestão de governo, sendo um instrumento por meio do qual se dissemina não só uma concepção de sociedade, mas, também, uma concepção de política com suas escolhas e estratégias traçadas; como também, marca uma concepção pedagógica com suas escolhas teóricas, metodológicas e avaliativas. Tendo como referencial teórico o pensamento de Michel Foucault, este artigo visa problematizar: “que forma de governamentalidade está presente nas diretrizes?”, ou seja, quer-se investigar, “qual o tipo de política age sobre a educação por meio das diretrizes?”. Enfim, seu esforço de reorganização curricular disciplinar consegue se desvencilhar das amarras do capitalismo neoliberal? As diretrizes constituem um instrumento de formação de indivíduos críticos e agentes da transformação social?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.