O CURRÍCULO DISCIPLINAR NAS DCES/PR: UMA PROPOSTA ARRAIGADA NO PROJETO MODERNO E NEOLIBERAL
Keywords:
currículo, biopolítica, sociedade de controle, neoliberalismoAbstract
Neste texto, pretende-se refletir sobre a educação a partir do conceito de biopolítica de Michel Foucault e Sociedade de Controle de Gilles Deleuze. No modelo de sociedade vigente, a educação funciona como um “dispositivo de segurança” que permite o controle do indivíduo fazendo deste um “capital humano” para a sociedade capitalista. A educação, nesta governamentalidade neoliberal, passa a ser valorizada e investida pelo individuo, pelas empresas e pelo Estado, com vista a melhorar este capital humano. Editada em 2008 e lançada publicamente em 03/12/2009, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCEs) tem sido referência nacional pela sua iniciativa em construir um currículo juntamente com o coletivo dos professores. As DCEs adotam o currículo disciplinar como forma de organização do conhecimento científico historicamente produzido. Sua efetivação marca deste modo uma gestão de governo, sendo um instrumento por meio do qual se dissemina não só uma concepção de sociedade, mas, também, uma concepção de política com suas escolhas e estratégias traçadas; como também, marca uma concepção pedagógica com suas escolhas teóricas, metodológicas e avaliativas. Tendo como referencial teórico o pensamento de Michel Foucault, este artigo visa problematizar: “que forma de governamentalidade está presente nas diretrizes?”, ou seja, quer-se investigar, “qual o tipo de política age sobre a educação por meio das diretrizes?”. Enfim, seu esforço de reorganização curricular disciplinar consegue se desvencilhar das amarras do capitalismo neoliberal? As diretrizes constituem um instrumento de formação de indivíduos críticos e agentes da transformação social?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.