ANALYSIS OF THE ANAPHORIC PROCESS IN TEXTS PRODUCED BY STUDENTS IN THE THIRD YEAR OF HIGH SCHOOL OF A PUBLIC SCHOOL IN CASCAVEL-PR
Keywords:
referenciação, objetos-de-discurso, categorização, argumentação.Abstract
Esta pesquisa objetiva investigar o processo de referenciação realizado por meio das anáforas correferenciais recategorizadoras e não correferenciais em um corpus constituído por textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Cascavel-PR, e verificar de que maneira o produtor do texto lida com o processo de retomada em suas produções escritas, (re)construindo objetos-de-discurso, os quais permitem verificar juízos de valor e propostas argumentativas do produtor do texto. Pautamo-nos em obras de autores fundamentados na perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem, que consideram a linguagem uma forma de cognição sócio-histórica e de caráter interativo, tais como Mondada e Dubois (2003), Koch (2005), Marcuschi (2007a), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995). Observamos que as expressões referenciais contribuem para elaborar o sentido, indicando pontos de vista, assinalando direções argumentativas, além de atuarem na progressão e coesão textual. No decorrer da pesquisa, verificamos que a seleção dos elementos lexicais presentes nos textos representam formas de conceber não somente o tema proposto em sala de aula mas também de avaliação vinculada a um projeto discursivo dos locutores. Consideramos este estudo importante para o ensino, pois contribui para que o professor desenvolva a competência linguística do aluno para a produção textual.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.