ANALYSIS OF THE ANAPHORIC PROCESS IN TEXTS PRODUCED BY STUDENTS IN THE THIRD YEAR OF HIGH SCHOOL OF A PUBLIC SCHOOL IN CASCAVEL-PR

Authors

  • Eviliane Bernardi
  • Aparecida Feola Sella

Keywords:

referenciação, objetos-de-discurso, categorização, argumentação.

Abstract

Esta pesquisa objetiva investigar o processo de referenciação realizado por meio das anáforas correferenciais recategorizadoras e não correferenciais em um corpus constituído por textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Cascavel-PR, e verificar de que maneira o produtor do texto lida com o processo de retomada em suas produções escritas, (re)construindo objetos-de-discurso, os quais permitem verificar juízos de valor e propostas argumentativas do produtor do texto. Pautamo-nos em obras de autores fundamentados na perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem, que consideram a linguagem uma forma de cognição sócio-histórica e de caráter interativo, tais como Mondada e Dubois (2003), Koch (2005), Marcuschi (2007a), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995). Observamos que as expressões referenciais contribuem para elaborar o sentido, indicando pontos de vista, assinalando direções argumentativas, além de atuarem na progressão e coesão textual. No decorrer da pesquisa, verificamos que a seleção dos elementos lexicais presentes nos textos representam formas de conceber não somente o tema proposto em sala de aula mas também de avaliação vinculada a um projeto discursivo dos locutores. Consideramos este estudo importante para o ensino, pois contribui para que o professor desenvolva a competência linguística do aluno para a produção textual.

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Published

29-04-2012

How to Cite

BERNARDI, E.; SELLA, A. F. ANALYSIS OF THE ANAPHORIC PROCESS IN TEXTS PRODUCED BY STUDENTS IN THE THIRD YEAR OF HIGH SCHOOL OF A PUBLIC SCHOOL IN CASCAVEL-PR. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6676. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

LINGUAGEM