UM OLHAR SOBRE ALGUNS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, SOBRE A ESCOLA E SOBRE ALGUMAS FOTOS QUE PROMOVEM E ESTABELECEM O PRECONCEITO ÉTNICO/RACIAL
Palavras-chave:
Conflitos identitários, Preconceito, Estigmatização.Resumo
Proponho neste artigo a reflexão sobre meios que estabelecem e incentivam o preconceito étnico/racial e, dentre eles, alguns anúncios publicitários, a escola/ livros didáticos e o modelo de algumas bonecas disponíveis em lojas infantis. O objetivo desta reflexão é apresentar que fatos cotidianos, presentes na sociedade brasileira, contribuem para a valorização do branco em detrimento do negro. Fundamento minha reflexão em Hall (2005), Moita Lopes (2002), Signorini(1998), Pennycook(2010) e outros. Tais pesquisadores mostram que não existe uma única identidade, ela não é fixa, ao contrário disso, está em constante transformação e mudança, se constitui ao longo do tempo, por meio de momentos e de contextos como, por exemplo, os anúncios publicitários, as lojas infantis e a escola. Além disso, explicam que a identidade se constitui de uma estrutura social, ou seja, o social influencia a construção da identidade, possibilitando a formação do exterior e do interior do sujeito. Comento, em primeiro lugar, as fotos publicitárias. Em segundo lugar, escrevo sobre o papel da escola e, para isso, comento sobre os livros didáticos diante da construção de identidade. Em terceiro lugar, apresento as fotos de bonecas, fotografadas por mim, em lojas da cidade de Cascavel/PR e, por fim, traço as considerações finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.