INFORMÁTICA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Francieli Cristina Agostinetto Antunes
  • Franciele Taís Oliveira

Palavras-chave:

Informática na educação, Formação continuada, Professores de matemática.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um curso de formação continuada ofertado à professores de matemática que atuam nas séries finais do ensino fundamental e/ou ensino médio. O curso teve como foco a utilização da informática, tanto para a elaboração de provas, trabalhos e outros materiais, como também para o ensino da matemática. Esse curso fez parte de uma monografia para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, onde buscávamos identificar a percepção que um grupo de professores de matemática tem sobre o uso da informática na educação, bem como elencar algumas das dificuldades enfrentadas por eles em utilizá-la em suas práticas pedagógicas. Os dados, produzidos ao longo do curso – por meio de um questionário e um diário de campo – após serem remetidos a análises, nos possibilitou inferir que um dos principais obstáculos enfrentados pelos professores participantes dessa pesquisa têm sido a falta de formação. A falta de preparo para o uso da informática, não somente como um recurso didático, mas também como um instrumento de trabalho, tem sido um grande problema. Muitos professores se sentem inseguros diante dos desafios impostos pelas tecnologias informáticas e, consequentemente, impossibilitados de utilizá-las em suas práticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-07-2014

Como Citar

AGOSTINETTO ANTUNES, F. C.; OLIVEIRA, F. T. INFORMÁTICA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 1, p. e10019, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10019. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] FORMAÇÃO CONTINUADA EM AÇÃO: DA BASE TEÓRICA AO DOMÍNIO TECNOLÓGICO