A REDAÇÃO DO ENEM: SITUAÇÃO COMUNICATIVA, PRÁTICA SOCIAL, CONDIÇÃO DE PRODUÇÃO E ARQUITETURA TEXTUAL DO GÊNERO

Autores

  • Marilúcia Santos Domingos Striquer
  • Patrícia Cardoso Batista
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Gênero textual, Modelo didático, Sequência Didática.

Resumo

Este artigo tem com objetivo apresentar um modelo didático do gênero textual redação do ENEM, elaborado pela equipe de um subprojeto PIBID. O modelo didático é um instrumento que fornece uma síntese de quais intervenções o professor precisará realizar durante o processo de ensino de um gênero, pois faz transparecer as dimensões ensináveis para que o docente possa elaborar os módulos de trabalho de uma sequência didática. Para construção do modelo foi aplicado o método de análise de textos construído pelos pesquisadores do Interacionismo Sociodiscursivo, e os resultados da aplicação do método gera então o modelo exposto neste trabalho.

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Publicado

19-12-2014

Como Citar

STRIQUER, M. S. D.; BATISTA, P. C. A REDAÇÃO DO ENEM: SITUAÇÃO COMUNICATIVA, PRÁTICA SOCIAL, CONDIÇÃO DE PRODUÇÃO E ARQUITETURA TEXTUAL DO GÊNERO. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 3, p. e10820, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10820. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO