ESCRITA E FALA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados e discussões preliminares da atividade de pesquisa sobre processos e fenômenos fonológicos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental, coletadas no Programa “Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná”/CAPES/UNIOESTE. Tomando os estudos da fonologia, da variação linguística e da aquisição da língua escrita como roteiro teórico, foram identificados e analisados os fenômenos da fala registrados nos textos dos alunos do 4º e 5º Ano. Além dos processos de aquisição da língua escrita, a heterogeneidade linguística da comunidade atua sobremaneira sobre as hipóteses que os alunos constroem na aprendizagem da escrita. A confluência e convivência de diferentes culturas, línguas e falares na comunidade não se neutralizam no espaço da sala de aula, pois o aluno utiliza a fala como parâmetro mais concreto para a escrita e a sistematização e domínio do código. Para este trabalho foram selecionados 20 textos, que, após sua digitalização, foram estudados para identificação dos fenômenos. Dentre os fenômenos destacam-se a monotongação, a ditongação e a vocalização da lateral. A partir dos dados, pretende-se desenvolver algumas reflexões sobre o papel da escola em contextos multilíngues e sobre a necessidade de uma metodologia de ensino que contemple os fenômenos de variação e mudança linguística como conteúdos que reafirmam a identidade do falante.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.