VISIONS OF INVISIBILITY: LITERATURE AS PROTEST AND SOCIAL CRITICISM IN RICHARD WRIGHT’S NATIVE SON
Palavras-chave:
Native Son, Identidade, Literatura.Resumo
A literatura afro-americana se destaca pelo seu grande interesse em utilizar o meio literário como uma forma de protesto e, principalmente, para denunciar contextos sociais marcados pelo uso da opressão e da violência. Nesse sentido, destaque é dado ao romance Native Son (1940), do escritor afro-americano Richard Wright, por apresentar através do seu protagonista Bigger Thomas, as vicissitudes impostas à população negra no contexto da segregação racial. Assim, o presente trabalho visa desenvolver algumas considerações sobre a representação da experiência negra durante o período da segregação racial descritas no romance e procura examinar de que forma o contexto social interfere no psicológico do seu protagonista. Para tanto, baseamo-nos nos estudos de Brookshaw (1983), Bhabha (1998), Kathryn Woodward (2009) e Silva (2009).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.