Um olhar multicultural: algumas contribuições para a atuação do professor de música da educação básica
Palavras-chave:
Multiculturalismo, Educação musical, Revisão bibliográfica.Resumo
Este artigo, baseado em legislações educacionais, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDBN/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998 (PCN/1998), Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008, disserta que a Educação Musical deve respeitar a diversidade e contribuir no combate a todo o tipo de preconceitos e discriminações. A fim de contribuir com esta discursão, o presente trabalho busca auxiliar na resposta da seguinte pergunta: Como poderia o professor de Música ministrar a sua disciplina na Educação básica de modo a respeitar a diversidade cultural presente nas salas de aula? Dessa forma, baseado na perspectiva crítica do multiculturalismo (CANEN, 2007; CANDAU, 2008), buscou-se reunir contribuições da literatura acadêmica que poderão de alguma maneira fomentar aulas de Música multiculturais, contribuindo assim, para que a teoria educacional possa se transformar em prática docente. Este texto mostra-se relevante, pois entende-se que a escola é um local permeado por multiculturalidade e sujeita a problemas causados pelos choques entre as culturas, tais como: racismos, preconceitos, discriminações, sexismos, xenofobias, intolerâncias religiosas, que devem ser combatidos por uma Educação que valorize a diversidade. Nessa perspectiva, este trabalho sugere cinco atitudes ao professor de Música para que as suas aulas sejam multiculturais: 1) Valorizar a cultura do educando e de sua comunidade; 2) Diminuir o choque existente entre a sua cultura e a cultura do alunado; 3) Ampliar os horizontes musicais do seu alunado; 4) Discutir criticamente os problemas de relevância social e concatena-los com a disciplina de música e 5) Utilizar um currículo flexível.Downloads
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