A recategorização do termo “juventude” em uma perspectiva de análise linguístico-discursiva
Palavras-chave:
Linguística textual, Referenciação, Orientação argumentativa, Juventude.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a recategorização do termo “juventude”, sob o ponto de vista linguístico-discursivo, em um recorte, sobre a exclusão de jovens, no Manual do Educador: orientações gerais (2012), do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. Para tal análise, partiremos de algumas das contribuições teóricas, propostas pela Linguística do Texto, no que concerne à construção de objetos-de-discurso e à orientação argumentativa dos enunciados. Para isso, compartilhamos das reflexões, acerca dos processos referenciais, de Apothéloz (2003), Koch (2005), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014) e Cavalcante (2005, 2014). Consideramos que esta breve análise possa oferecer uma contribuição inicial para as pesquisas em Linguística Textual, uma vez que toma um discurso educacional, veiculado em um documento do governo, para estabelecer relações de sentido em prol de um determinado projeto de dizer.
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