Josefina Plá e o barro como lugar de arquivo
Palavras-chave:
Josefina Plá, barro, arquivo, identidade.Resumo
O barro em Josefina Plá (Espanha, 1903 - Paraguai, 1999) expõe um arquivo grandioso e inacabado sobre a história cultural do Paraguai e em seu interior evidencia-se uma efetiva preocupação com a identidade cultural paraguaia, além de uma valorização da figura do Outro reivindicando-o como elemento formador de tal cultura. Este trabalho, portanto, dedica-se às políticas de arquivo por ela adotadas em torno do barro, principalmente ao que se entende por um “desejo de memória” e um “desejo de identidade” vinculados à construção da história do Paraguai. Parte-se, sobretudo, da análise do conto La mano en la tierra e do estudo da autora sobre a cerâmica, intitulado La cerámica popular paraguaya (1994). Mas, considera-se também sua produção ceramística e seu estudo sobre o barro hispano-guarani. Nas obras em questão o barro é um elemento produtivo e se apresenta como um lugar de arquivo (DERRIDA) onde se imprime, se inscreve, se consigna e se produz o Paraguai. Josefina Plá chega ao Paraguai em 1926 e se envolve com a cultura do país assumindo, em muitos casos, o papel de propulsora, sistematizadora e difusora da cultura paraguaia. Além de artista e escritora, participa constantemente da discussão, de debates e da pesquisa, desenvolvendo a importante tarefa de arquivista daquela cultura.
Downloads
Referências
CENTRO CULTURAL DE ESPAÑA JUAN DE SALAZAR. Josefina. Cuadernos Salazar, n. 4, p. 24-25, Assunção: Centro Cultural de España Juan de Salazar, 2016.
BASTOS, Roa. Problemas de nuestra novelística. In: MENDEZ-FAITH, Teresa. (Coord.) Crónicas y ensayos paraguayos de ayer y de hoy. Tomo II, Assunção: Intercontinental Editora, 2009.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Vol. 1. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232.
BLINDER, Olga. (Coord.) Cuadros sinopticos, cronologias. In: Arte actual en el Paraguay, 1900-1995: antecedentes y desarrollos del proceso en las artes plásticas. Assunção: Editorial Don Bosco, 1997, p. 158-182.
CAPDEVILA, Rubén. Julián y Josefina: de la indagación americanita al descubrimiento del arte popular paraguayo. Cuadernos Salazar, n. 4, p. 28-32, Assunção: Centro Cultural de España Juan de Salazar, 2016.
CAPDEVILLA, Luc. El macizo de la Guerra de la Triple Alianza como substrato de la identidad paraguaya. 2009. Disponível em: https://journals.openedition.org/nuevomundo/48902. Acesso em: 20 de março de 2018.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
ESCOBAR, Ticio. Prólogo. In: PLÁ, Josefina. La ceramica popular paraguaya. Assunção: Centro de Documentación e Investigaciones de Arte Indígena y Popular, Centro de Artes Visuales/Museo del Barro. Assunção: Editora Litocolor, 1994, p. 1.
ESCOBAR, Ticio. Prólogo. Conversación con Ticio Escobar: los tiempos múltiples. Entrevista de Julio Ramos. Katatay: Revista crítica de literatura latino-americana. Ano VIII, n. 10, Setembro de 2012, p. 28-39.
ESCOBAR, Ticio et al. Josefina Plá, a 10 años de la partida de la gran artista. Ultima hora. Assunção, 10 jan. 2009. Disponível em: http://www.ultimahora.com/josefina-pla-10-anos-la-partida-la-gran-artista-n186572.html. Acesso em 23 de março de 2018.
FERNÁNDEZ, Miguel Ángel. Interculturalidad y transculturalidad en la literatura y el arte de Josefina Plá. In: Josefina Plá: la producción cultural en la encrucijada. Paraguai: Assunção, 2015, p.11-28.
MINARDI, Giovanna. Josefina Plá: una voz a recuperar. Letras Femeninas Vol. 24, No. 1/2 (primavera-otoño 1998), pp. 157-172. Asociacion Internacional de Literatura y Cultura Femenina Hispánica. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23021669. Acesso em: agosto de 2017.
PLÁ, Josefina. La cerámica popular paraguaya. Suplemento Antropológico. Centro de Estudios Antropológicos de la Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, Vol. XI, Nºs 1-2, p. 7-28, 1976.
PLÁ, Josefina. La ceramica popular paraguaya. Assunção: Centro de Documentación e Investigaciones de Arte Indígena y Popular, Centro de Artes Visuales/Museo del Barro, 1994.
PLÁ, Josefina. La mano en la tierra. In: Cuentos Completos. Miguel Ángel Fernández Ed. Assunção: Servi Libro, 2014, p.17-26.
PLÁ, Josefina. Historia cultural. In: Obras completas III. Assunção: RP Ediciones, ICI Instituto de Cooperación Iberoamericano, 1992, p. 7-216.
PLÁ, Josefina. Caracteres generales del barroco hispanoguarani. In: Obras Completas II. Assunção: RP Ediciones, ICI Instituto de Cooperación Iberoamericano, 1992, p. 219-248.
PLÁ, Josefina. El espejo y el canasto, Assunção: Ediciones NAPA, Año 1 - N° 5 - Febrero de 1981, p. 10.
SOMMER, Doris. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. Trad. Gláucia Renate Gonçalves e Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.