Afrodite como a mãe da percepção estética
Palavras-chave:
Mitologia, arte contemporânea, Vênus, cotidiano.Resumo
A presença da figura de Afrodite na história da arte é inegável, tanto como imagem quanto como conceito, mas pouco se fala sobre suas facetas e títulos (epítetos) em relação à arte, o que amplia o âmbito desta deusa – comumente associada à beleza – para a idealização, o senso de comunidade, a persuasão, o desejo, entre outros. Atravessando artistas e teóricos que impulsionam estas qualidades estão nomes como Lygia Clark e Hélio Oiticica, tanto em suas poéticas, quanto em relações de filosofia, guiadas aqui pelas palavras de pensadoras como Marly Meira e Marilena Chauí, observando também suas relações com o mundo. Este artigo, portanto, abarca alguns destes domínios associados à esta deidade grega e suas relações com arte contemporânea, filosofia, teoria das imagens e com o cotidiano; bem como situar o papel da mitologia, das obras de arte e dos artistas como potentes difusores de experiência numa sociedade pós-moderna anestesiada pela rotina, visando instigar um olhar poético sobre a vida contemporânea e suavizar a dureza do pensamento no capitalismo tardio e reavendo a figura de Afrodite como a mãe da percepção e sensibilidade estéticas, observando algumas de suas reverberações no campo da arte contemporânea, propondo uma nova perspectiva tanto sobre a deusa quanto suas ramificações no século XXI.
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Referências
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