Lispector e uma aprendizagem a partir de encontros
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i1.25608Palavras-chave:
Gilles Deleuze, encontro, aprender, experiência.Resumo
Este trabalho se propõe a pensar e construir uma aprendizagem a partir da Teoria das Filosofias da Diferença juntamente com o livro de Clarice Lispector – Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. É um estudo que se propõe, através de uma pesquisa de cunho cartográfico, a pensar a aprendizagem a partir do conceito de encontro, pensado principalmente com a filosofia de Gilles Deleuze, trazendo reflexões e pensamentos no que diz respeito aos encontros e experiências que mobilizam aprendizagens. Trata-se então de tensionarmos que há aprendizagem nisso que acontece através das relações, através dos encontros, do contato com o outro. É pensar justamente que a aprendizagem é mobilizada a partir dessas experiências, desses movimentos e daquilo que acontece quando há encontros.
Downloads
Referências
COSTA, L. B. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista digital do LAV – Santa Maria. V. 7, n. 2, p. 65-76, mai./ago. 2014.
DELEUZE, G. Espinoza: Filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.
GALLO, S. O aprender em múltiplas dimensões. Perspectivas da Educação Matemática. v. 10, n. 22, p. 103-114, 2017.
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas: Papirus, 1999.
LISPECTOR, C. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 17-31.
ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
TADEU, T. A arte do encontro e da composição: Spinoza + Currículo + Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002.
ZUCOLOTTO, M. P. R. Aprender, ensinar: questões contemporâneas. BORTOLUZZI, V. I.; ALVES, M. A. Formação de professores: ensino, linguagens e tecnologias. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.