A literatura do ensino médio nas vozes de acadêmicos de Letras: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i1.26327Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Letramento Literário, Relato de Experiência.Resumo
Apresentamos, neste artigo, percepções de acadêmicos de Letras, no que se refere a experiências que estes possuíram com as aulas de literatura no Ensino Médio. Para tanto, consideramos o aporte teórico das teorias do Ensino de Literatura e do Letramento Literário, de modo a confrontar perspectivas clássicas e atuais, e dar voz àqueles que mais necessitam de uma formação crítica enquanto leitores literários, os ex-alunos e futuros professores, formadores de gerações de leitores críticos. Objetivamos, com esta pesquisa, trazer à tona sucessos e lacunas metodológicas, a partir das visões de mundo de futuros professores de língua e literatura, visões estas pautadas em sua vivência e em sua formação escolar. Ao contrastarmos práticas motivadoras e não-motivadoras nas aulas de literatura do ensino médio, a partir dos relatos analisados, concluímos que há grande divergência entre práticas pedagógicas na sala de aula e aquilo que é preconizado pelas teorias do ensino de literatura. Dos quatorze relatos analisados, nove são memórias literárias negativas. Apenas cinco entrevistados apontaram lembranças positivas das aulas de Literatura do Ensino Médio. Além disso, este trabalho reforça a importância do professor enquanto motivador/mediador da prática de leitura por parte dos jovens cidadãos em formação, com vistas a um contínuo processo de letramento crítico.
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