Um devir narrativo cinematográfico em O conto zero e outras histórias, de Sérgio Sant’anna
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27782Palavras-chave:
Intermidialidade, Sérgio Sant’Anna, imagem-tempo.Resumo
O caráter inovador da obra de Sérgio Sant’Anna tem sido destacado pela crítica, entre outros fatores, por seus limites fluidos entre o literário e outras linguagens. Sob esse viés, o presente trabalho examina a intermidialidade com o cinema de seu O conto zero e outras histórias, de 2016, tendo em conta conceitos intermidiáticos e fundamentos gerais a respeito da linguagem fílmica, bem como embasamentos teóricos sobre os contatos dessa linguagem com a literatura. Analisa os contos em separado e o livro como um todo para apontar relações de continuidade e ruptura, inerentes aos componentes da narrativa. A partir dessas análises, o trabalho postula que a obra simule a dinâmica da narrativa cinematográfica moderna, tal como ponderam as reflexões de Gilles Deleuze em suas obras Imagem-movimento e Imagem-tempo.
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