GEOMETRIA E ARTES: UMA INTERLOCUÇÃO EPISTEMOLÓGICA
Palavras-chave:
Imagem, Figuras geométricas, Aprendizagem, Interdisciplinariedade, Cotidiano.Resumo
Este trabalho quer evidenciar o modo como a construção de imagens artísticas pode contribuir na aprendizagem do conteúdo específico de Geometria, abordado no Ensino Fundamental, tendo presente que grande parte dos educandos encontram dificuldades na abstração e significação necessária para um entendimento satisfatório da disciplina. Como pré-requisito foram disponibilizados conceitos introdutórios à Geometria, procurando estabelecer as competências necessárias aos educandos para execução do projeto. A hipótese fundamental teve como base a perspectiva de desenvolver a interdisciplinariedade do conhecimento dos conteúdos de geometria e artes, promovendo uma correlação significativa entre o reconhecimento de figuras geométricas e sua aplicabilidade no cotidiano, assim como sua criatividade e representação visual. Foram analisadas imagens construídas pelos educandos como representação da capacidade, ou não, de depreender os conceitos geométricos abordados. As atividades selecionadas versaram sobre o reconhecimento e construção das figuras geométricas que compõem o tangran, caracterizadas por figuras planas, e a construção da imagem da figura astróide, utilizando conceitos de coordenadas cartesianas e retas tangenciais. Os resultados indicaram caminhos norteadores que sugestionam o respeito a ser dispensados, por parte dos educadores, para com as áreas de abrangência cognitiva e subjetiva de cada educando.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.