CONCEPÇÕES SOBRE O RETARDO MENTAL REVELADAS POR PROFESSORAS DE ENSINO REGULAR
Palavras-chave:
Orientação, Prevenção, Retardo Mental, Formação de Professores.Resumo
A prevenção apresenta-se como uma possibilidade eficaz de fornecer informação e gerenciar a disseminação do conhecimento. Partindo do pressuposto de que algumas crianças chegam ao processo escolar sem auxílio profissional e muitas vezes sem uma análise adequada do professor de como abordar a necessidade especial. O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo foi promover orientações sobre o Retardo Mental aos professores da rede regular de ensino, de uma cidade do interior do estado de São Paulo, além de verificar a compreensão desses profissionais perante os aspectos abordados. Para tanto, foi efetuada uma palestra, cuja verificação da eficácia foi feita por meio de um questionário com seis perguntas fechadas, que foram coletadas antes e após as orientações. Concluiu-se que foi possível maximizar as reflexões e conhecimento sobre o Retardo Mental e suas formas de prevenção no contexto escolar, além de permitir criar estratégias educacionais para trabalhar em sala de aula com essa clientela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.