DESCONSTRUINDO AS CONCEPÇÕES DOMINANTES INSTITUÍDAS SOBRE O ALUNO – UM ENSAIO FILOSÓFICO
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Cognição, Filosofia, Autonomia.Resumo
Esse trabalho surgiu como resultado da participação no grupo de pesquisa: "A ilusão cognitivista - raízes antropológicas do discurso educacional contemporâneo", sob coordenação da Profa. Dra. Lílian Do Valle, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Partiu da necessidade de se refletir sobre algumas verdades instituídas no âmbito educativo, a respeito do modelo de aluno que se pretende formar, ainda centrado numa concepção cognitivista e racionalista, que tem seus fundamentos de origem nas representações construídas sobre o humano no período histórico da modernidade. Para tanto, buscamos a contribuição de alguns autores modernos da filosofia (Descartes e Locke), bem como de teóricos estudiosos do período (Etienne Balibar e Jean-Marie Vaysse). Tais contribuições nos levaram também ao estudo do tema nos primórdios de sua concepção, ou seja, ainda relacionado aos acontecimentos de períodos históricos anteriores (antiguidade e idade média). Como o objetivo central da pesquisa foi analisar as conseqüências de tais representações para as concepções atuais sobre o aluno, buscamos também conciliar o tema com questões contemporâneas sobre a formação humana, não só no terreno da educação, mas também no âmbito da ética, da psicanálise e da política, por acreditarmos em suas estreitas relações. Alguns autores foram fundamentais nessa etapa da reflexão, tais como Castoriadis, Hannah Arendt e Maria Rita Kehl, por priorizarem a questão do desenvolvimento da autonomia, primordial à nossa pesquisa.
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