REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: UM OLHAR SOBRE OS (AS) JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Juventude, Violência, Escola, Vulnerabilidade social.Resumo
Este estudo objetivou a análise dos discursos dos jovens de escolas públicas sobre a violência escolar a partir do estudo de seus significados da violência, no contexto escolar e social, além de verificar os atores, as formas e situações mais freqüentes de violência e identificar o trabalho que as escolas desenvolvem no combate a violência. Realizamos levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo. Esta se deu em quatro escolas (duas de bairros centro e duas de periferia). O instrumento de coleta de dados foi o questionário, organizado em questões fechadas e abertas. Adotamos como categorias de pré-elaboração: caracterização do sujeito; violência geral; violência na escola; significantes da violência para o aluno. Os respondentes perfazem 649 jovens, do sexo feminino e do sexo masculino, matriculados das três séries de ensino e três turnos. Os resultados indicam que os significados da violência na escola para estes jovens residem: nas agressões; palavras ofensivas; humilhações; em ser a violência um fenômeno que ocorre principalmente entre alunos; em considerar esse fenômeno inerente à sociedade em geral e crescente em instituições como as escolas; em apontar as atividades em sala de aula e policiamento como as principais ações que suas realizam. Concluímos que, a violência nas escolas deve ser pensada a partir do contexto que a produz e as condições em que estes sujeitos se constituem além dos aspectos culturais que os envolvem. Existe a necessidade de planejar e desenvolver programas educacionais que atuem sobre a violência escolar desde a sua prevenção como também voltados à formação de jovens.
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