REFLEXÕES PARA UMA METODOLOGIA MULTIDISCIPLINAR DE ANÁLISE FOTOGRÁFICA
Palavras-chave:
Fotografia, Análise, Semiótica.Resumo
Para dar conta de uma análise que considere o complexo processo fotográfico que resulta numa fotografia, e que, por sua vez, ganha um sentido (dentre muitos possíveis) a partir do momento em que é observada por um receptor, faz-se urgente a necessidade de trabalhar numa perspectiva multidisciplinar. Um levantamento sobre teorizações acerca da fotografia, bem como a sua efetiva possibilidade de análise, mostrou que a maior parte dos autores tende a tratar imagens fotográficas ou pela via icônica (sua configuração interna) ou pela via indicial (destacando sua conexão física com o referente), de modo exclusivo e não articulado. Assumindo que uma análise fotográfica não pode deixar de ser considerada nos jogos de sentido, nos muitos movimentos que regulam a significação no seio das sociedades, passamos a descartar a possibilidade de interpretar fotografias considerando apenas um ou outro aspecto que lhes são inerentes. Ao contrário, para dar conta de uma análise mais complexa e abrangente, faz-se necessário reunir e articular conhecimentos oriundos de diferentes áreas do conhecimento. Assim, a perspectiva semiótica de Charles Peirce, que desenvolveu uma filosofia científica das linguagens como instrumento que permitisse o diálogo com muitas áreas do conhecimento, de modo não estático e não estrutural, revelou-se como um terreno fecundo no sentido de beneficiar uma análise dinâmica e multidisciplinar, que dê conta da complexidade fotográfica. Para isso, acionaremos mais especificamente, suas categorias formais da experiência, que tratam do signo em relação ao objeto: o ícone, o índice e o símbolo.
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