APONTAMENTOS A RESPEITO DA FILOSOFIA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Filosofia, Escola, Ensino.Resumo
O presente artigo apresenta alguns apontamentos a respeito do papel da Filosofia na formação escolar. Traz elementos a respeito de sua contribuição na escola de ensino fundamental, médio e superior, principalmente discutindo o papel da formação humana associada a formação técnica. As contribuições da Filosofia na construção do conhecimento são inegáveis, inclusive quando se trata da produção do conhecimento científico, tão exaltado na contemporaneidade. Paralelo ao mundo da Ciência, o homem continua a buscar respostas a respeito da vida e de seu sentido. A Filosofia faz da busca por respostas frente ao "espanto" do homem com o mundo seu objeto de trabalho. Neste sentido seu papel na formação escolar está revestido de profundo e inegável valor sendo, porém, em muitos casos, escamoteada para que a Ciência seja entendida como capaz de trazer a resposta para todas as coisas que nos permitam viver melhor e mais felizes. No embate entre a perspectiva cientificista e humanista é que este trabalho busca seu assento apresentando a Filosofia e suas contribuições na formação escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.