O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Palavras-chave:
Práticas curriculares, Sala de aula, Educação na contemporaneidade.Resumo
O texto apresenta alguns resultados de um conjunto de pesquisas, realizadas entre agosto de 2006 e julho de 2007, cujo eixo de interesse está concentrado na investigação de formas escolares de construção e desenvolvimento dos conhecimentos curriculares e da ação docente, em diferentes modalidades, áreas de conhecimento e diferentes trajetórias dos processos educativos. Os objetivos dos empreendimentos de pesquisa foram, em primeiro lugar, procurar esclarecer que sentidos toma a escolarização nas atuais circunstâncias históricas e como pode o currículo (a escola e o professor junto com os alunos) desenvolver uma nova significação para o conhecimento e habilidades sociais trabalhados em sala de aula, visando uma experiência positiva de escolarização. Em segundo lugar, com a discussão da realidade das práticas pedagógicas desvendadas nas pesquisas, procura-se desenvolver discussões com diferentes abordagens teóricas sobre as práticas sociais na sociedade contemporânea, verificando as dimensões que explicam a função da escola e que podem assinalar mudanças que favoreçam a construção de uma escola, de fato, inclusiva. Foram acompanhadas aulas em diferentes contextos da educação básica e analisados os registros dessas aulas e de cenas decorrentes da relação professor-aluno. Foram escolhidas para as pesquisas escolas com propostas curriculares explicitamente orientadas para a educação inclusiva. Podem ser destacados alguns elementos da regularidade da lógica da ação curricular na escola, estabelecida no contexto das pesquisas, que apontam perspectivas para discussão, tais como as ações da escola e dos professores em relação às possibilidades de efetivação de propostas consideradas inovadoras e perseguindo a "educação inclusiva", no ensino médio, no primeiro e segundo ciclo da escola fundamental. Espera-se, com as pesquisas, poder produzir um quadro referencial teórico para a compreensão da sala de aula como elemento central do processo de escolarização e da gestão curricular, com suas possibilidades e limites para a ação pedagógica pretendida a partir de propostas pedagógicas oficiais e alternativas, como contribuição para o enfrentamento dos desafios impostos à escola, na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.