CURVA – DAS RETAS LINHAS DE LUZ
Palavras-chave:
Imagem, Poética fotográfica, LuzResumo
E a vida da imagem não será o real captado com caráter documental ou de
veracidade. Não será o preto no branco, o branco no preto, com o esclarecimento do
fotografado, mas será a composição dos argumentos estabelecidos pela silhueta do objeto
flagrado, com as curvas que a lata permite que luz percorra e também com as curvas com
que a lata recebe a luz. As linhas de luz fazem qual trajeto quando se desprendem de suas
superfícies lineares? E quando as linhas são esperadas em superfícies que se encontram
(em)curvadas? A partir de indagações como essas, foi criada esta série de fotos (a)tiradas
para afrontamento do real. Porque o real, em sua ansiedade de ser captado, não será
transposto para dentro da máquina e então devolvido aos olhos do observador. Mas será
deglutido e se devolverá em outra realidade. A realidade da luz recriada no papel, que passa
por um furo de agulha. Com a criação de espaços que trazem a visualidade de sentimentos
que transmitem comportamentos de luz. Para isso foi utilizada a técnica de fotografar
artesanalmente com a câmera de lata, que é uma câmara escura (que existe desde as
máquinas de fotografia mais antigas as mais sofisticadas). Conhecida como Pinhole, essamáquina é feita com uma lata, pintada de preto fosco em seu interior, e com um pequeno
furo da espessura de uma agulha, por onde os raios de luz passam.
Palavras-chave: Fotografia; Pinhole.
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