BRINQUEDOTECA: PROPORCIONANDO REFLEXÕES SOB TRÊS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS
Palavras-chave:
Brinquedoteca, Infância, Desenvolvimento infantil, Teoria históricocultural.Resumo
Este trabalho reúne três experiências diferentes sobre o brincar e a
brinquedoteca, duas ramificações das pesquisas de mestrado dos pesquisadores envolvidos
e uma resultante de um projeto de extensão realizado na brinquedoteca de um Hospital
Universitário. O objetivo deste artigo é intensificar a importância deste local em diversos
contextos sociais, como espaço socializador e potencializador de habilidades humanas. A
primeira experiência mostrará um trabalho realizado com os cuidadores das crianças
internadas em uma brinquedoteca hospitalar, a segunda experiência descreverá a
implantação de uma brinquedoteca em uma escola pública de educação infantil, discutindo
fatores políticos e sociais da esfera, com resultados negativos principalmente como espaço
socializador e a terceira experiência descreverá resultados positivos e negativos da
implantação de uma brinquedoteca em uma escola cooperativa de pais, direcionada as
crianças de todas as idades. Após a introdução, um breve histórico sobre a constituição das
primeiras brinquedotecas torna-se relevante para interagir ainda mais o leitor com este
artigo.
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