O DISCURSO CITADO NAS REPORTAGENS TELEJORNALÍSTICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO JORNAL NACIONAL
Palavras-chave:
Telejornalismo, Reportagem, Discurso citado, Heterogeneidade, JornalResumo
Desde o seu surgimento, há 37 anos, o Jornal Nacional (Rede Globo) sempre foi
líder de audiência. Tal hegemonia tornou o telejornal referência de informação. Uma reportagem
sobre a compra do dossiê contra políticos tucanos veiculada no JN no dia 15 de setembro de 2006
é o corpus dessa pesquisa que tem como objetivo investigar como se constitui o discurso relatado
no telejornalismo a partir do formato informativo reportagem e identificar as marcas de
heterogeneidade mostrada e marcada que aparecem na mensagem. Para isso, definem-se as duas
ordens de heterogeneidade de acordo com Authier-Revuz e as modalidades de citação, de acordo
com Benites. Apresenta-se também a definição do formato reportagem e dos elementos que a
compõem. Na análise observou-se a grande quantidade de citações tanto no discurso direto
quanto indireto com o objetivo de isenção de responsabilidade e aumento do grau de fidelidade e
autoridade ao discurso citante.
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