O ESTUDO DOS NEOLOGISMOS A PARTIR DO GÊNERO PUBLICITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Neologismo, Publicidade, Ensino.Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir aspectos importantes relacionados ao
estudo da neologia lexical em língua portuguesa a partir de anúncios publicitários, e as
estratégias discursivas inerentes a cada criação de palavras. Uma vez que a sociedade está em
constante mudança e evolução, a publicidade necessita renovar sua linguagem para
acompanhar tais mudanças sociais e atingir seu objetivo, que é o da venda de seu produto,
através de recursos de língua e seleção de palavras que seduzam os possíveis compradores,
buscando saciar, assim, as novas “necessidades” da sociedade de consumo. Desse modo, a
presente pesquisa parte da análise de neologismos presentes na linguagem publicitária,
coletados em anúncios veiculados por revistas destinadas ao público feminino, através de
uma perspectiva discursiva de língua. A partir de tal análise, é possível verificar que no
discurso publicitário a publicidade constrói-se por meio da palavra, que leva a descoberta dos
desejos e aspirações de um TU, que ela se propõe a realizar (CARVALHO, 1996:22). Assim,
para se convencer o TU é necessária uma escolha bastante minuciosa de palavras para atingir
seu principal objetivo comunicativo que é a imposição do seu produto, portanto tal escolha
de palavras não é arbitrária, mas sim estratégica.
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