“O Mundo Inimigo”, de Ruffato (2005), e o “Redemoinho”, de Villamarim (2016)

aproximações entre as narrativas cinematográfica e literária

Autores

  • Antonio Ismael Lopes de Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-6550-3931
  • Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL https://orcid.org/0000-0003-1367-1893
  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i1.34904

Palavras-chave:

Adaptação Cinematográfica, Leitura fílmica x literária, Apreciação estética

Resumo

Este trabalho apresenta a leitura de três imagens do filme Redemoinho (Villamarim, 2016) e seus trechos correspondentes no livro O Mundo Inimigo (Ruffato, 2005), com fulcro na apreciação estética do cinema ao livro, ocasionada pela partilha e pelas experiências do sensível, nos termos de Rancière (2009). Para a efetivação dessa tarefa, entrelaçamos as abordagens em adaptação/tradução intersemiótica, como é o caso das abordagens de Hutcheon (2013), Plaza (2013) e Stam (2006), e outras perspectivas gerais acerca da cinematografia, a exemplo dos estudos de Xavier (2017) e Rancière (2009), e as técnicas cinematográficas, como visto em Van Sijll (2017) e Vanoye e Goliot-Lété (2012). Igualmente, em relação à literatura, contemplamos perspectivas com ênfase para a fruição estética, como em Todorov (2012), Schøllhammer (2012), Candido (2000), entre outros, bem como sobre a estrutura literária e, com o intuito de ampliar as alternativas de fruição do livro ao filme, abordamos as aproximações e distanciamentos entre ambas as artes, a partir de perspectivas sobre linguagem fílmica, adaptação cinematográfica e tradução intersemiótica, bem como ressaltamos as situações complexas que envolvem a adaptação da literatura para o cinema. Acreditamos que o potencial mobilizador das artes, como bem lembra Mitchell (2015), aliado às representações dos personagens e outros inúmeros recursos do livro e do filme, figuram tanto como possibilidade de gozo estético, como meio de formação da leitura (crítica) em literatura e cinema.

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Biografia do Autor

Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutorando em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Focus-FF. Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Centro de Ciências de Balsas-CCBL (MA).

Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Letras - Literatura Comparada pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Graduada em Letras - Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Atualmente, é Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA) e Professora do Mestrado em Letras da UEMASUL.

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Atualmente, é professor Associado da Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT e Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT (PPGLLIT).

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Publicado

23-04-2025

Como Citar

SOUSA, A. I. L. de; CARVALHO, A. C. T. de B.; MELO, M. A. de. “O Mundo Inimigo”, de Ruffato (2005), e o “Redemoinho”, de Villamarim (2016): aproximações entre as narrativas cinematográfica e literária. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 1, p. e34904, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i1.34904. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/34904. Acesso em: 4 maio. 2025.

Edição

Seção

[DT] "CRÍTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS"