VALORES E EFEITOS PASSIONAIS EM JOGO EM “A ROUPA NOVA DO REI”: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Palavras-chave:
Semiótica, Greimas, Conto de Fadas, Valores, Efeito Passional.Resumo
A presente investigação tem por objetivo analisar, sob o ponto de vista da semiótica de linha francesa, também denominada de semiótica greimasiana, o conto de fadas “a roupa nova do rei” do escritor dinamarquês hans christian andersen (1805-1875). Trata-se da análise do percurso gerativo de sentido, em que as três instâncias ou níveis do plano de conteúdo desta narrativa, serão preenchidos para fins de apreensão dos efeitos de sentidos modais e passionais que emanam das relações entre os sujeitos e entre os sujeitos e os objetos valor. Portanto, valores modais e passionais em jogo na narrativa serão aqui abordados nos níveis: fundamental, narrativo e discursivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.