FORMAÇÃO E INSERÇÃO LABORAL DE ENFERMEIROS: A ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i1.31666

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil dos enfermeiros do estado do Paraná quanto à formação, inserção e atuação profissional, contemplando a atuação na docência e identificar quantos são licenciados em Enfermagem. Método: Pesquisa exploratória, com enfoque quantitativo. Coleta por instrumento on-line assíncrono. Resultados: 1550 participantes, 1.346 (86,84%), são do sexo feminino, 630 (40,65%), com idade entre 26 a 35 anos. 994 (64,13%) concluíram a graduação no período de 2011 a 2015, majoritariamente em instituição privada e 1.544 (99,6%) na modalidade presencial; 1.018 (65,68%) conseguiram trabalho em até seis meses após a conclusão da graduação; 633 (40,84%) com carteira assinada; 547 (35,29%) em serviços públicos; 680 (43,87%) têm um vínculo empregatício; 936 (60,39%) trabalham entre 31 e 40 horas por semana; 673 (43,42%) ganham entre um e três salários mínimos. 148 (9,54%) possuem vínculo com maior carga horária como professores, sendo 87 (5,61%) no ensino superior e 61 (3,93%) na educação profissional; 1.447 (93,35%) tiveram contato com conteúdos referentes à capacitação pedagógica, independente da licenciatura. Conclusão: A formação e inserção laboral explicitam fragilidades, logo obstaculizam a valorização profissional. Conteúdos pedagógicos, independente da licenciatura, foram vivenciados, seguindo as orientações legais. O exercício da docência requer formação específica para promover processos educativos intencionais e metódicos.

Biografia do Autor

Felipe Ferraz Fideles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Graduado em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2020).  Atuou como docente no curso técnico em enfermagem no CENAP. Atuou como enfermeiro no Hospital Policlínica nos setores de UTI adulto, UTI neonatal, maternidade e sala de parto. Atualmente é Residente em Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

Alana Caroline Czaika, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Graduada do curso de Enfermagem, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná , Unioeste, campus Cascavel- PR. Atuou com enfermeira na assistência clínica e pediátrica na Fundação Hospitalar São Lucas. Atualmente é residente em Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: História da Enfermagem, Formação na graduação em Enfermagem, formação de profissionais de saúde com orientações e disciplina no Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel/PR.

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2002) (Bacharelado e Licenciatura), especialização em Enfermagem com Ênfase em Saúde do Adulto, pela Unioeste (2006) e Obstetrícia pela Faculdade Assis Gurgacz (2011), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2009) e doutorado pela Unioeste, no Programa de Educação em Ciências e Educação Matemática na linha de Pesquisa Educação em Ciências com a tese "Saúde e gravidez na adolescência nas concepções dos professores de Ciências: uma análise socioepistêmica à luz de Bourdieu". Atuou como professora da Faculdade Assis Gurgacz - Cascavel-PR no curso de Enfermagem no período de 2006 a 2016 e no curso de Medicina em 2015 e 2016. Foi coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher - Coren-PR. Atualmente é Professora Adjunta na Área de Prática de Ensino e da Saúde da Mulher, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, membro do Grupo de Pesquisa - Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Formação em Saúde (GEPEFORS), do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO) e do Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade (GEPEX). Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem, Especialidade em Obstetrícia - Unioeste. Docente plantonista do Hospital Universitário do Oeste do Paraná no Centro Obstétrico.

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Publicado

01-09-2023

Como Citar

CONTERNO, S. de F. R.; FIDELES, F. F.; CZAIKA, A. C.; RODRIGUES, R. M.; REIS, A. C. E. dos. FORMAÇÃO E INSERÇÃO LABORAL DE ENFERMEIROS: A ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 64–75, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i1.31666. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/31666. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais