FORMACIÓN E INSERCIÓN LABORAL DEL ENFERMERO: ACTUAR EN LA DOCENCIA COMO POSIBILIDAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i1.31666

Resumen

Objetivo: Identificar el perfil de los enfermeros en el Estado del Paraná en términos de formación, inserción y desempeño profesional, contemplando su rol en la docencia e identificando cuántos tienen un título en enfermería. Método: Investigación exploratoria, con enfoque cuantitativo. Recolección mediante instrumento en línea asincrónico. Resultados: 1550 participantes, 1346 (86,84%), mujeres, 630 (40,65%), con edades comprendidas entre 26 y 35 años. 994 (64,13%) completaron la graduación entre 2011 y 2015, en su mayoría en una institución privada y 1.544 (99,6%) en la modalidad presencial; 1.018 (65,68%) consiguieron un trabajo dentro de los seis meses posteriores a la graduación; 633 (40,84%) con contrato laboral; 547 (35,29%) en servicios públicos; 680 (43,87%) tienen relación laboral; 936 (60,39%) trabajan entre 31 y 40 horas semanales; 673 (43,42%) ganan entre uno y tres salarios mínimos. 148 (9,54%) tienen mayor carga laboral como docentes, 87 (5,61%) en educación superior y 61 (3,93%) en educación profesional; 1.447 (93,35%) tuvieron contacto con contenidos relacionados con la formación pedagógica, independiente de la titulación. Conclusión: La formación y la inserción laboral revelan debilidades que dificultan el desarrollo profesional. Se experimentaron contenidos pedagógicos, independientemente de la licenciatura, siguiendo directrices legales. El ejercicio de la docencia requiere una formación específica para promover procesos educativos intencionales y metódicos.

Biografía del autor/a

Felipe Ferraz Fideles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Graduado em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2020).  Atuou como docente no curso técnico em enfermagem no CENAP. Atuou como enfermeiro no Hospital Policlínica nos setores de UTI adulto, UTI neonatal, maternidade e sala de parto. Atualmente é Residente em Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

Alana Caroline Czaika, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Graduada do curso de Enfermagem, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná , Unioeste, campus Cascavel- PR. Atuou com enfermeira na assistência clínica e pediátrica na Fundação Hospitalar São Lucas. Atualmente é residente em Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: História da Enfermagem, Formação na graduação em Enfermagem, formação de profissionais de saúde com orientações e disciplina no Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel/PR.

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2002) (Bacharelado e Licenciatura), especialização em Enfermagem com Ênfase em Saúde do Adulto, pela Unioeste (2006) e Obstetrícia pela Faculdade Assis Gurgacz (2011), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2009) e doutorado pela Unioeste, no Programa de Educação em Ciências e Educação Matemática na linha de Pesquisa Educação em Ciências com a tese "Saúde e gravidez na adolescência nas concepções dos professores de Ciências: uma análise socioepistêmica à luz de Bourdieu". Atuou como professora da Faculdade Assis Gurgacz - Cascavel-PR no curso de Enfermagem no período de 2006 a 2016 e no curso de Medicina em 2015 e 2016. Foi coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher - Coren-PR. Atualmente é Professora Adjunta na Área de Prática de Ensino e da Saúde da Mulher, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, membro do Grupo de Pesquisa - Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Formação em Saúde (GEPEFORS), do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO) e do Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade (GEPEX). Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem, Especialidade em Obstetrícia - Unioeste. Docente plantonista do Hospital Universitário do Oeste do Paraná no Centro Obstétrico.

Publicado

01-09-2023

Cómo citar

CONTERNO, S. de F. R.; FIDELES, F. F.; CZAIKA, A. C.; RODRIGUES, R. M.; REIS, A. C. E. dos. FORMACIÓN E INSERCIÓN LABORAL DEL ENFERMERO: ACTUAR EN LA DOCENCIA COMO POSIBILIDAD. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 64–75, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i1.31666. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/31666. Acesso em: 11 may. 2024.