NURSES’ JOB TRAINING AND INSERTION: TEACHING PRACTICE AS A POSSIBILITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i1.31666

Abstract

Objective: Objective: To identify the nurses’ profile in Paraná state regarding training, insertion and professional performance to cover teaching practice and identify how many are licensed in Nursing. Method: Exploratory research, with a quantitative approach. Asynchronous online instrument collection. Results: 1,550 participants, 1,346 (86.84%), are female, 630 (40.65%), aged between 26 and 35 years. 994 (64.13%) concluded under-graduation from 2011 to 2015, mostly in a private institution and 1,544 (99.6%) in the in-person modality; 1,018 (65.68%) got a job within six months after under-graduation conclusion; 633 (40.84%) with a registry at Social Security; 547 (35.29%) in public services; 680 (43.87%) have an employment relationship; 936 (60.39%) work from 31 to 40 hours a week; 673 (43.42%) earn from one to three minimum wages. 148 (9.54%) have a higher workload as teachers, 87 (5.61%) are in higher education and 61 (3.93%) in professional education; 1,447 (93.35%) had some contact with contents related to pedagogical training, regardless their graduation. Conclusion: The training and job insertion reveal weaknesses, consequently, some hindering professional development. Pedagogical contents, regardless graduation, were experienced, following legal guidelines. The teaching practice requires specific training to improve intentional and methodical educational processes.

Author Biographies

Felipe Ferraz Fideles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Graduado em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2020).  Atuou como docente no curso técnico em enfermagem no CENAP. Atuou como enfermeiro no Hospital Policlínica nos setores de UTI adulto, UTI neonatal, maternidade e sala de parto. Atualmente é Residente em Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

Alana Caroline Czaika, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Graduada do curso de Enfermagem, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná , Unioeste, campus Cascavel- PR. Atuou com enfermeira na assistência clínica e pediátrica na Fundação Hospitalar São Lucas. Atualmente é residente em Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: História da Enfermagem, Formação na graduação em Enfermagem, formação de profissionais de saúde com orientações e disciplina no Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel/PR.

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2002) (Bacharelado e Licenciatura), especialização em Enfermagem com Ênfase em Saúde do Adulto, pela Unioeste (2006) e Obstetrícia pela Faculdade Assis Gurgacz (2011), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2009) e doutorado pela Unioeste, no Programa de Educação em Ciências e Educação Matemática na linha de Pesquisa Educação em Ciências com a tese "Saúde e gravidez na adolescência nas concepções dos professores de Ciências: uma análise socioepistêmica à luz de Bourdieu". Atuou como professora da Faculdade Assis Gurgacz - Cascavel-PR no curso de Enfermagem no período de 2006 a 2016 e no curso de Medicina em 2015 e 2016. Foi coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher - Coren-PR. Atualmente é Professora Adjunta na Área de Prática de Ensino e da Saúde da Mulher, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, membro do Grupo de Pesquisa - Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Formação em Saúde (GEPEFORS), do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO) e do Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade (GEPEX). Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem, Especialidade em Obstetrícia - Unioeste. Docente plantonista do Hospital Universitário do Oeste do Paraná no Centro Obstétrico.

Published

01-09-2023

How to Cite

CONTERNO, S. de F. R.; FIDELES, F. F.; CZAIKA, A. C.; RODRIGUES, R. M.; REIS, A. C. E. dos. NURSES’ JOB TRAINING AND INSERTION: TEACHING PRACTICE AS A POSSIBILITY. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 64–75, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i1.31666. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/31666. Acesso em: 12 may. 2024.