O INGRESSO NA GRADUAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE: COMO OCORRE ESSA RELAÇÃO?
Mots-clés :
ensino superior, autonomia, dificuldades dos estudantesRésumé
Com o objetivo de analisarem-se as vivências do estudante recém-ingressado no curso de Química da UFMG, no que concerne à parte
pedagógica, foi desenvolvido o presente trabalho. Um instrumento de coleta
de dados foi entregue a 82 estudantes dos diversos semestres letivos e baseados
na análise dos dados coletados. Foi registrado que a maioria dos
estudantes é impactada por novas vivências e que o desenvolvimento da
autonomia tende a ser um processo mais coercitivo do que democrático.
Téléchargements
Publié-e
28-08-2009
Comment citer
QUADROS, A. L. de; MOTTA, B. P. G.; SILVA, F. C. A.; HOEHNE, K. L.; OLIVEIRA, L. K. de; SALDANHA, S. A.; PEDROSA, S. D.; BARCELOS, W. G. O INGRESSO NA GRADUAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE: COMO OCORRE ESSA RELAÇÃO?. Varia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 95–109, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2191. Acesso em: 22 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos e Ensaios