Consumo hídrico e desenvolvimento da cravina-chinesa cultivada em diferentes teores de Cu no solo

Janine Farias Menegaes, Rogério Antônio Bellé, Alexandre Swarowsky, Fernanda Alice Antonello Londero Backes, Richard Alberto Rodríguez Padrón

Resumo


Na floricultura, a eficiência no sistema recipiente-água-planta está diretamente relacionada com o manejo de irrigação e as condições nutricionais do substrato.  Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o consumo hídrico e desenvolvimento da cravina-chinesa cultivada em vaso, submetida ao manejo de irrigação e teores de cobre no solo. O experimento foi realizado na casa de vegetação, com delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x4, três lâminas de irrigação (40, 60 e 80% da capacidade de retenção de água no vaso - CRA) e quatro doses de cobre (zero, 250, 500 e 750 mg kg-1). Avaliou-se os parâmetros biométrico das plantas de cravina-chinesa, os conteúdos dos nutrientes (P, K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn, Zn, B e Mo) em matéria seca e o monitoramento do consumo hídrico por  90 dias,  com o intervalo de aferição de três dias. O consumo hídrico da cravina-chinesa foi de 0,42; 0,72 e 0,91 mm dia-1 para as lâminas de 40, 60 e 80% da CRA, respectivamente, sendo este semelhante entre os diferentes teores de cobre adicionados no solo. O desenvolvimento vegetativo da cravina-chinesa foi afetado pelas diferentes lâminas de irrigação, sobretudo, na floração. E, o incremento de Cu no solo não afetou o desenvolvimento vegetal e florífero da cravina-chinesa mesmo em baixa disponibilidade hídrica.


Palavras-chave


Dianthus chinensis L., balanço hídrico, partição de nutrientes, floricultura.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Acta Iguazu

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Acta Iguazu


ISSN 2316-4093 (versão eletrônica)

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura

Rua Universitária, 1619 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: revista.actaiguazu@unioeste.br