Planejamento e organização da competição esportiva pedagógica para crianças e adolescentes: um exemplo no basquetebol

Felipe Canan

Resumo

Introdução: A competição esportiva para crianças e adolescentes carece de adaptações pedagógicas que, acima do resultado, contribuam para formação esportiva e humana. Objetivo: sistematizar uma experiência relativa a uma competição pedagógica de basquetebol. Metodologia: sistematização de experiências discutida à luz de Siedentop (1987) e Freire (2011). Resultados: a competição adotou organização, regulamento e adaptações de regras que buscaram contribuir para geração de inclusão, competência e autonomia dos jogadores, em relação ao basquetebol, consoante o modelo/proposta dos autores citados. Conclusão: a avaliação positiva por parte dos participantes e a constatação de que apresenta proximidades com pressupostos de importantes autores da Pedagogia do Esporte tornam a competição sistematizada como uma boa experiência a ser compartilhada em busca de contribuir para a formação dos pares.

Palavras-chave

Ensino; Treinamento; Jogos esportivos coletivos; Fair play

Texto completo:

PDF

Referências

CAMPO, G.; GARCÍA LÓPEZ, L.; CHAPARRO JILETE, R.; FERNÁNDEZ SÁNCHEZ, A. Aplicación del modelo de Educación Deportiva en segundo de Educación Primaria. Percepciones del alumnado y el profesorado. Cuadernos de Psicología del Deporte, Murcia, v. 14, n. 2, p. 131-44, 2014.

CUEVAS, R.; GARCÍA-LÓPEZ, L.; CONTRERAS, O. Influencia del modelo de Educación Deportiva en las necesidades psicológicas básicas. Cuadernos de Psicología del Deporte, Murcia, v. 15, n. 2, p. 155- 62, 2015.

FREIRE, J. Pedagogia do futebol. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

GINCIENE, G.; MATTHIESEN, S. O modelo do Sport Education no ensino do atletismo na escola. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 729-42, 2017.

GRAÇA, A. Modelos e concepções de ensino do jogo. In: TAVARES, F.; GRAÇA, A., GARGANTA, J.; MESQUITA, I. (Org.). Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos. Porto: Universidade do Porto, 2008. p. 25-41.

GRACA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 7, n. 3, p. 401-21, 2007.

GRAÇA, A.; MESQUITA, I. Modelos e concepções de ensino dos jogos desportivos. In: TAVARES, F. (Ed.). Jogos desportivos coletivos – ensinar a jogar. Porto: Universidade do Porto, 2013. p. 9-54.

JARA HOLLIDAY, O. Para sistematizar experiências. 2.ed. Brasília: MMA, 2006.

KRAVCHYCHYN, C.; COSTA, L. Esportes coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: UniCesumar, 2016.

LUQUIN, A.; HASTIE, P.; PÉREZ, D. El modelo de educación deportiva (sport education model). ¿metodología de enseñanza del nuevo milenio? Revista Española de Educación Física y Deportes, Madrid, v. 63, n. 395, p. 63-79, 2011.

MEROÑO, L.; CALDERÓN, A.; HASTIE, P. Efecto de una intervención basada en el modelo de Educación Deportiva sobre variables psicológicas en nadadores federados. Cuadernos de Psicología del Deporte, Murcia, v. 15, n. 2, p. 35-46, 2015.

MESQUITA, I.; GRAÇA, A.; Modelos de ensino dos jogos desportivos. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. (Org.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 269- 83.

MESQUITA, I.; PEREIRA, C.; ARAÚJO, R.; FARIAS, C.; SANTOS, D.; MARQUES, R. Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 1, p. 1-14, 2014.

MONTAGNER, P. (Org.). Intervenções pedagógicas no esporte: práticas e experiências. São Paulo: Phorte, 2011.

PAES, R.; MONTAGNER, P.; FERREIRA, H. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

PARLEBAS, P. Juegos, deporte y sociedad: léxico de praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.

REVERDITO, R.; SCAGLIA, A.; MONTAGNER, P. (Orgs.). Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

SANTANA, W. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SIEDENTOP, D. Sport education: a retrospective. Journal of Teaching in Physical Education, Birmingham, n. 21, p. 409-418, 2002.

SIEDENTOP, D. The theory and practice of sport education. In: BARRETE, G.; FEINGOLD, R.; REES, R.; PIERÓN, M. (Ed.). Myths, models & methods in sport pedagogy. Champaign: Human Kinetics, 1987. p. 79-87.

SIEDENTOP, D. Thinking differently about secondary physical education. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, London, v. 63, n. 7, p. 69-77, 1992.

SIEDENTOP, D. What is sport education and how does it work? Journal of Physical Education, Recreation & Dance, London, v. 69, n. 4, p. 18-20, 1998.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário
';