O ensino dos esportes de raquete na educação física escolar

Mariana Mendes Luiz Corrêa, Tatiane Cristina Rodrigues Freitas, Siomara Aparecida da Silva

Resumo

Introdução: a educação física escolar possui um vasto conteúdo formado pelas manifestações corporais, mas o esporte ainda é o conteúdo predominante dentro do planejamento dos professores. As atividades propostas nas aulas necessitam abranger novas experiências esportivas, maximizando os alcances dos conteúdos da cultura corporal através dos esportes. Objetivo: verificar as manifestações dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, 7º e 8º anos quanto ao ensino dos esportes de raquete nas aulas de educação física escolar. Métodos: foram aplicadas 20 aulas e anotadas as observações para a análise. Resultados: ao considerar as anotações do diário de campo percebeu-se que inserir novos conteúdos nas aulas é uma barreira a ser ultrapassada, principalmente pela dificuldade de aquisição dos materiais direcionados à execução das habilidades de rebatida, que não são comuns no almoxarifado da escola. Mas, como forma de minimizar tais dificuldades, esses materiais podem ser confeccionados pelos próprios alunos, despertando neles a curiosidade e o entusiasmo pela prática de atividades pouco desenvolvidas. Este aspecto facilitador, somado ao fato de que as atividades não são totalmente coletivas, provocou maior aceitação e participação nas aulas. Conclusão: a inserção de novos conteúdos nas aulas de educação física escolar é uma tarefa árdua, mas se aplicada com uma metodologia adequada, materiais atraentes e atividades criativas, se torna uma tarefa interessante e incentivadora, proporcionando a adesão dos alunos às aulas.

Palavras-chave

metodologia do ensino, tênis, jovens, ensino fundamental

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