O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p309

Palabras clave:

Metodologia do ensino, Tênis, Ensino fundamental.

Resumen

Introdução: A educação física escolar possui um vasto conteúdo formado pelas manifestações corporais. Os mais comuns - geralmente escolhidos pelos professores, são os esportes coletivos - futebol/futsal, basquetebol, voleibol e handebol, que formam uma monocultura de cinco modalidades. As atividades propostas nas aulas necessitam incluir novas experiências esportivas, maximizando os alcances dos conteúdos da cultura corporal através dos esportes. Objetivo: Verificar as possibilidades da inserção dos esportes de raquete nas aulas de Educação Física Escolar dos anos finais do ensino fundamental, 7º e 8º anos. Métodos: Através de observações da aplicação de atividades em vinte aulas, foi realizada a análise de conteúdo. Resultados: Ao considerar as anotações do diário de campo percebeu-se que inserir novos conteúdos nas aulas é uma barreira a ser ultrapassada. Quebrar o paradigma da monocultura não é uma tarefa fácil, principalmente por existir a dificuldade de aquisição dos materiais direcionados à execução das habilidades de rebatida, que não são comuns no almoxarifado da escola. Mas, como forma de minimizar tais dificuldades, esses materiais podem ser confeccionados pelos próprios alunos, despertando neles a curiosidade e o entusiasmo pela prática de atividades pouco desenvolvidas. Este aspecto facilitador, somado ao fato de que as atividades não são totalmente coletivas, provocou maior aceitação e participação nas aulas. Conclusão: Portanto, a inserção de novos conteúdos nas aulas de educação física é uma tarefa árdua, mas se aplicada com uma metodologia adequada, materiais atraentes e atividades criativas, se torna uma tarefa interessante e incentivadora, proporcionando a adesão dos alunos às aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariane Mendes Luiz Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP , Curso de Educação Física Licenciatura/Bacharelado, Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes

Tatiane Cristina Rodrigues Freitas, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP , Curso de Educação Física Licenciatura/Bacharelado, Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes

Siomara Aparecida da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP , Curso de Educação Física Licenciatura/Bacharelado, Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes

Citas

ALBUQUERQUE, I.; ALMEIDA, B. S.; ALMEIDA, B. S. F.; DIAS, F. A.; LOPES, M. S. Dificuldades encontradas na Educação Física Escolar que influenciam na não-participação dos alunos: reflexões e sugestões. Lectures, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, n. 136, 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd136/dificuldades-encontradas-na-educacao-fisica-escolar. htm>. Acessado em: 21 de dezembro de 2013.

ALMEIDA, P. C.; CAUDURO, M.T. O desinteresse pela educação física no ensino médio. Lectures, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 106, 2007. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd106/o-desinteresse-pela-educacao-fisica-no-ensino-medio.htm>. Acessado em: 18 de dezembro de 2018.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BRACHT, V. A. Constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno CEDES, São Paulo, v. 19, n. 48, p. 69-89, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acessado em: 07 de dezembro de 2018.

BUDINGER, U.; KLIPPEL, P.; WEBER, K. Tênis para crianças. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint, 1982.

COSTA, R. C. D.; FLORES, F. S.; MEZZOMO, S. P.; PIOVESAN, A. C.; CARDOZO, P. L.; CORAZZA, S. T. Efeitos da prática de esportes com raquete, no tempo de reação simples e de escolha de crianças. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde, Osório, v. 2, n. 2, p. 23-31, 2017.

DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA, E. V.; RODRIGUES, L. H.; SANCHES, L.; PONTES, G.; CUNHA, F. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.

DARIDO, S. C.; ROSÁRIO, L. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Revista Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3 p. 167-78, 2005.

DIAS, J. M.; RODRIGUES, O. A. F. O tênis nas escolas: uma prática apropriada à cultura escolar. In: BALBINOTTI, C. O ensino do tênis: novas perspectivas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 2009. p. 61-79.

EMERIQUE, P. S. O lúdico e a escola. In: SCHWARTZ, G. M. (Org.). Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri: Manole, 2003. p. 1-17.

FREIRE, E. S.; SEBASTIÃO, L. L. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 1, n. 3, p. 1-12, 2009.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

GRECO, P, J.; SILVA, S. A.; ABURACHID, L. Iniciação esportiva universal: uma escola da bola aplicada ao tênis. In: BALBINOTTI, C. O ensino do tênis: novas perspectivas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2009. p 80-98.

GRECO, P. J.; SILVA, S. A. Treinamento da coordenação motora. Barueri: Manole, 2013. p. 185-90.

LIPPELT, R. T. Violência nas aulas de educação física: estudo comparado entre duas escolas da rede pública do distrito federal. 2004. 74f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2004.

PINTO, J. A.; CUNHA, F. H. G. O tênis como alternativa no currículo escolar para crianças entre 8 e 12 anos. Motriz, Rio Claro, v. 4, n. 1, p. 26-34, 1998.

SANTOS, R. M.; DUQUE, L. F. Evasão na aula de educação física: fatores que interferem na participação do aluno. Lectures, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 15, n. 149, 2010. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd149/evasao-na-aula-de-educacao-fisica.htm>. Acessado em: 3 de janeiro de 2014.

SCARPATO, M. Educação física: Como planejar aulas na Educação Básica. São Paulo: Avercamp, 2007.

SEBASTIÃO, L. L.; FREIRE, E. S. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 1-12, 2009.

SILVA, C. G.; MOURA, C. M.; GOMES, M. S. M.; CARVALHO, M. B.; COSTA, R. R. Pedagogia de projetos aplicados na iniciação esportiva do mini-tênis utilizando materiais alternativos na escola. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 16, n. 2, p. 129-36, 2017.

SILVA, S. A. Bateira de testes para medir a coordenação com bola de crianças e jovens. 2010. 154f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2010.

SIQUEIRA, M. Tênis: jogando melhor. Rio de Janeiro: Objetiva, 1991.

SOLER, R. Educação física escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

SOUSA, M. P. D.; RAMOS, G. N. S. Sistematização dos conteúdos de ensino da educação física escolar no ensino fundamental: um estudo de caso. In: I Congresso Internacional de Formação Profissional; V SEPEF – Explorando os referenciais teóricos e metodológicos na formação e intervenção, 2010, Rio Claro. Anais... Educação: Teoria e prática, Rio Claro, 2010. v. 20. p. 84-85.

SOUZA, S.; JUNIOR, J. Tênis nas escolas: diagnóstico da necessidade e perspectivas para sua implantação. In.: VI Encontro Internacional de Produção Científica. Anais... Maringá, Universidade Estadual de Maringá, 2009.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

18-03-2019

Cómo citar

CORRÊA, M. M. L.; FREITAS, T. C. R.; SILVA, S. A. da. O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 309–316, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p309. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20301. Acesso em: 22 jul. 2024.